Aviso aos viajantes de primeira viagem: o mundo vai bem além dos cartões postais clássicos.
Nesta lista preparada pelo Skyscanner, site de comparações de passagens aéreas, não há estações de esqui famosas da América do Sul, museus badaladinhos de Nova Iorque e nem restaurantes europeus cheio de estrelas.
Mas pode ter certeza que não vão faltar paisagens de traços surreais como lagos interligados por cachoeiras, rochas esculpidas em forma de pirâmide, montanhas coloridas e uma cratera que queima, constantemente, desde os anos 70.
Confira a lista com nove cenários surreais espalhados pelo mundo.
LEIA TAMBÉM: “10 paraísos tropicais para escapar do mundo real”
1. Fly Geyser (Estados Unidos)
Este gêiser localizado no Deserto de Black Rock, no norte do estado de Nevada, surgiu, acidentalmente, durante a perfuração de fontes de energia geotérmica em 1964, cujos minerais deram forma a essa curiosa obra de arte natural.
Em funcionamento em uma propriedade particular, a atração se encontra, momentaneamente, fechada para visita pública. SAIBA MAIS
2. Great Blue Hole (Belize)
Considerado uma das atrações turísticas mais famosas da região do mar do Caribe, esse buraco a 69 km da costa de Belize é um dos melhores pontos de mergulho do planeta (na verdade, o melhor do mundo, segundo Jacques Cousteau).
De águas cristalinas e habitat de animais marinhos como tubarões e garoupas gigantes, o Grande Buraco Azul tem 300 metros de diâmetro e 125 de profundidade. SAIBA MAIS
3. Lagos Plitvice (Croácia)
Conectados por cachoeiras, os 16 lagos desse parque nacional são uma das atrações mais visitadas da Croácia, no Leste Europeu.
Essa área declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO tem 30 mil hectares, aproximadamente, onde 1/3 é formado por aquelas águas esverdeadas que formam lagos em níveis superiores e inferiores. SAIBA MAIS
4. Zhangye Danxia (China)
Considerado um dos mais belos cenários da China, o Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia, na Província de Gansu, ocupa uma área de 510 km² e abriga essas impressionantes formações rochosas de cores raras, esculpidas pelos ventos e pelas chuvas, resultado do depósito de minerais, há mais de 24 milhões de anos.
5. Cratera de Darvasa (Turcomenistão)
Essa atração, conhecida também como ‘Porta para o Inferno’, fica no deserto do Turcomenistão, na Ásia Central. Curiosamente, essa cratera arde de forma contínua desde 1971, quando geólogos tentavam queimar gases naturais, descobertos enquanto realizavam uma perfuração no local.
Essa atração com forte cheiro de enxofre tem um diâmetro de 70 metros e fica a 260 km da capital turcomena Asgabate.
6. Côte d’Albâtre (França)
Localizada na costa da Normandia, a duas horas de Paris, essa atração francesa se estende por cerca de 130 km e abriga falésias de até 328 metros de altura. O resultado é a formação de estruturas únicas, como o arco em Etretat.
7. Bryce Canyon (Estados Unidos)
Situado a mais de 6.500 metros sobre o nível do mar, esse parque nacional do estado de Utah, próximo ao icônico Zion National Park, abriga formações rochosas em forma de pirâmide, conhecidas como hoodoos, e fica a quatro horas de Las Vegas. SAIBA MAIS
8. Salar de Uyuni – Bolívia
Localizado no sul da Bolívia, a quase 600 km de La Paz, o Salar de Uyuni é daqueles lugares que o viajante custa a acreditar que existe, afinal de contas são 12 mil km² de sal, o que lhe garantiu os títulos de “a maior planície de sal do mundo” e o de “o único ponto natural brilhante que é possível ser avistado do espaço.
LEIA TAMBÉM: “Viagem pelo maior salar do mundo é experiência única na América do Sul”
(*com informações do site Skyscanner)
Seja o primeiro a comentar