
Naquele balcão comprido da Estação das Docas, em Belém, são servidas versões como Stout, Lager, Pilsen, Weissbier, Red Ale e Porter.
Os tipos de cerveja todo bom apreciador já conhece e até aí nenhuma novidade. Mas a empresa Amazon Beer decidiu ir além dos ingredientes básicos, como lúpulo cevada, e levou a floresta amazônica para dentro da garrafa.
Fundada em 2000, essa empresa é considerada a única microcervejaria do Norte do Brasil e faz fama com cervejas que levam ingredientes amazônicos como açaí, bacuri, taperebá (conhecida também como cajá), priprioca e até cupulate, como é conhecido o chocolate amazônico feito com a semente do cupuaçu.
LEIA TAMBÉM: “Belém, capital do Pará, comemora 400 anos com o melhor do turismo amazônico”

É tanto sabor inusitado que a Stout Açaí, de teor alcoólico de 7.2%, foi eleita, em 2014, como a melhor cerveja artesanal do Brasil, durante o Concurso Brasileiro de Cerveja, na catarinense Blumenau. Dois anos antes, foi eleita também “a melhor cervejaria do Brasil” pela revista Prazeres da Mesa.
Último rótulo a ser criado pela empresa, em 2015, a Imperial Ipa leva outro ingrediente colhido no quintal de casa: a Erva Chama, usada por indígenas para atrair bons fluidos. Com quantidades maiores de malte e lúpulo, essa cerveja de teor alcoólico de 8,6% leva Erva Chama, usada pelos indígenas pra atrair bons fluidos.
E tudo é produzido ali mesmo, em tonéis de cobre e com vista para a Baía do Guajará.
Sobre a Estação das Docas

Esse complexo bares e restaurantes funciona em antigos armazéns de ferro inglês, em uma área de 32 mil m², em pleno porto de Belém. Assim como o Ver-o-Peso, mercado em funcionamento desde 1625. Tombado pelo IPHAN, a Estação é um dos clássicos turísticos da capital do Pará.
CONHEÇA AS CERVEJAS
SAIBA MAIS
Amazon Beer
www.amazonbeer.com.br
Estação das Docas
www.estacaodasdocas.com.br
Site do turismo do Pará
www.paraturismo.pa.gov.br
LEIA TAMBÉM: “Gastronomia de Belém é experiência inusitada da Amazônia
Seja o primeiro a comentar