Na província de Cádiz, no sul da Espanha, os tons claros do cal das fachadas das construções locais são o visual mais conhecido daquelas terras andaluzas.
E a experiência é como voltar na época da Idade Média, quando muçulmanos conquistaram a região da Península Ibérica e deram novos tons à região, como o traçado urbanístico de suas ruas e a gastronomia.
Conheça algumas das cidades da Rota dos Povoados Brancos, uma sequência de 19 povoados de casario branco, localizados ao redor do Parque Natural de Grazalema, na comunidade autônoma de Andaluzia.
LEIA TAMBÉM: “Conheça rota dedicada a Dom Quixote, na Espanha”
1. Arcos de la Frontera
A 70 km de Cádiz, Arcos é a porta de entrada para os pueblos blancos da Espanha e é considerado um dos povoados mais belos de todo o país.
Nesse destino cenográfico de típicas ruas estreitas que cortam casinhas brancas, erguidas sobre uma imensa rocha, os destaques são a Sierra de Cádiz, onde é produzido o famoso azeite local com Denominação de Origem, as lojinhas de cerâmica e construções como a Basílica Menor de Santa María e a igreja de San Pedro.
2. Grazalema
Conhecido por seus mirantes com vistas panorâmicas da Sierra de Cádiz, esse destino a 47 km de Arcos também se destaca pelas construções brancas.
Uma das atrações naturais é a Sierra de Grazalema, cujo microclima lhe garantiu o título de lugar “onde cai o maior número de chuva de toda a Península Ibérica”, endereço de grutas e cânions.
Destaque também para as mantas de lã de Grazalema, um dos produtos artesanais mais famosos do povoado.
3. Zahara de la Sierra
Localizada a apenas 13 km de Grazalema, no interior do Parque Natural Sierra de Grazalema, Zahara de la Sierra é a versão verde do roteiro, onde é possível fazer excursões a cavalo por um bosque de abetos espanhois, árvore típica da região, e por um parque natural.
De resto, tudo segue na mesma pegada visual da rota: típicas casas brancas de origem andaluza, ruas estreitas e construções históricas que datam do período medieval.
LEIA TAMBÉM: “Espanha tem bar e restaurante dentro de lava vulcânica”
VEJA FOTOS
LEIA TAMBÉM: ‘Camino Norte’ é opção litorânea do Caminho de Santiago de Compostela(*com informações do Turespaña e do Turismo de Cádiz)
muito linda pretendo conhecer
muito linda