Em tempos exagerados de selfie, personagens históricos do Brasil viram aliados, em forma de bustos de mármore ou esculturas em bronze, na hora de fazer fotos, em destinos turísticos.
Em cidades como Rio de Janeiro, Bahia e Brasília dá para ficar ao lado do poeta Carlos Drummond de Andrade, contemplar o pôr do sol com Juscelino Kubitschek ou até se sentar ao lado da atriz francesa Brigitte Bardot.
Antônio Conselheiro (Canudos/Bahia)

Localizado a 371 km de Salvador, o município de Canudos homenageia com uma estátua, em frente ao museu histórico da cidade, o líder popular que combateu as tropas militares na Guerra de Canudos, Antônio Conselheiro.
Juscelino e Sarah Kubitschek (Brasília)

O Memorial JK, no Eixo Monumental, presta homenagem ao presidente brasileiro responsável pela construção da nova capital federal, com uma estátua sua e da esposa Sarah Kubitschek.
Tom Jobim (Rio de Janeiro)

O cantor e compositor brasileiro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim é homenageado com uma estátua na orla da praia de Ipanema, eternizada nos versos de uma de suas canções mais famosas, “Garota de Ipanema”.
Dorival Caymmi (Rio de Janeiro)

A capital do Rio de Janeiro homenageia outro nome da música brasileira, no calçadão da orla de Copacabana. O cantor e compositor brasileiro Dorival Caymmi é autor de obras de sucesso como “O que é que a baiana tem?” e “Maracangalha”.
Carlos Drummond de Andrade (Rio de Janeiro)

Apesar dos constantes atos de vandalismo, que exigem a frequente manutenção dessa obra, a estátua de Carlos Drummond de Andrade preserva a memória de um dos maiores poetas brasileiros do século 20, no famoso calçadão de pedras portuguesas da orla de Copacabana.
LEIA TAMBÉM: “Cidade de Goiás: na casa de Cora Coralina”
Brigitte Bardot (Búzios)

No auge de sua carreira, em 1964, essa atriz francesa visitou o Rio de Janeiro e se hospedou em Búzios, que na época era apenas uma vila de pescadores.
A passagem de Brigitte Bardot pela cidade deu maior visibilidade ao destino, que presta homenagem com essa estátua na orla batizada com o seu sobrenome.
Três Pescadores (Búzios)

O município de Armação de Búzios, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, homenageia os pescadores de deram origem à cidade com a escultura da artista plástica Christina Motta, chamada ‘Três Pescadores’.
Eleita como a mais bela do mundo pelo site norte americano especializado em obras de arte Arts Interface, a estátua está localizada em uma formação rochosa no litoral da cidade, onde os moradores praticavam a pesca de arrastão.
Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro (Campina Grande)

Os reis do baião e do ritmo, respectivamente, Gonzagão e Jackson do Pandeiro, são homenageados em Campina Grande, na Paraíba. Realizadas em bronze pelo artista campinense Joás Pereira Passos, as estátuas se localizam em frente ao Açude Velho.
LEIA TAMBÉM: “Museu de Cera de Gramado recebe estátua de Steve Jobs”
(*com informações do Ministério do Turismo)
Obrigada pela atenção que eu recebi.
Obrigada pela atenção que eu recebi. Beijos de Naiana Gil .
Beijos de Naiana Gil .