Longe de todos os velhos estereótipos, o noroeste da Argentina segue em outro ritmo.
As altas montanhas dos Andes envolvem pequenos povoados que (nem de longe) lembram a agitação de outros destinos argentinos como Buenos Aires e Bariloche; sua geografia árida é cenário de roteiros turísticos (e aventureiros) únicos no continente; e a gastronomia e música locais flertam com a cultura indígena dos incas.
O Tren a las Nubes faz um vertiginoso roteiro ferroviário circular que cruza pontes e túneis, a mais de 4 mil metros acima do nível do mar, sobre a Cordilheira dos Andes.

Em 2016, a empresa responsável pela viagem conta com dois roteiros.
O primeiro, que inclui trajetos de ônibus e trem, tem saída da cidade de Salta, passando por locais como Campo Quijano, Gobernador Solá e El Alfarcito, onde os passageiros são recebidos com um café da manhã rural.
A viagem segue até San Antonio de los Cobres, onde é feito o embarque no trem, até o clássico Viaducto la Polvorilla. Esse último trajeto tem duração de uma hora.
A outra opção é a viagem apenas de trem, cujo trajeto vai da Estación de Trenes de San Antonio de los Cobres até o Viaducto la Polvorilla, a 4.200 metros sobre o nível do mar.
LEIA TAMBÉM: “Argentina tem trekking em bosque petrificado de 150 milhões de anos”

Desenhado nos anos 20 pelo engenheiro norte-americano Ricardo Fontaine Maury, essa obra foi criada para conectar Salta e o Chile, através da cordilheira dos Andes, de modo que fosse possível fazer o transporte de minerais da chilena Antofagasta.
O primeiro trajeto transandino do norte começou a ser construído no dia 20 de fevereiro de 1921, mas só seria concluído em 1948, unindo as vias chilenas e argentinas, em Socompa.
Esse complexo sistema de zigue-zagues, viadutos e túneis é uma das viagens de trem mais impressionantes de todo o mundo e é quase como tocar o céu daquele isolado território argentino com fortes influências indígenas.

Tren a las Nubes
Quando: A viagem começa em Salta às 7:05 e chega na Estación de San Antonio de los Cobres, às 16h.
Quanto: $ 1.700 pesos argentinos (circuito ônibus/trem) e $ 1.000 (apenas trem)
www.trenalasnubes.com.ar
Como são os vagões de passageiros? Confortáveis? Ar condicionado? Restaurante? Poltronas reclináveis? Duração continua do maior percurso na Argentina em tres de categoria executiva? Alguma viagem que dure 12 ou mais horas?