Comidas gigantes, museu do cordel e arte figurativa são destaques de Caruaru

Trânsito caótico, calçadas tomadas por pedestres que vão às compras e uma variedade tímida de atrações turísticas. A gente não pode negar que Caruaru não é daqueles destinos que se costuma incluir em viagens por terras do Nordeste.
Mas essa cidade do agreste pernambucano, a 130 km de Recife, surpreende com endereços ligados a manifestações culturais, conhecidas em todo o Brasil. Afinal de contas quem nunca ouviu falar do ‘Maior São João do Mundo’ (que não nos leia a vizinha Campina Grande, cidade da Paraíba que também disputa o título); e da fascinante Feira de Caruaru, imortalizada por Luiz Gonzaga?

foto: Eduardo Vessoni
foto: Eduardo Vessoni

É nesta época do ano que a ‘Capital do Forró’, outro título que a cidade carrega, se enfeita com bandeirinhas e lota suas ruas com visitantes que vêm de todo o País para a programação intensa das festas juninas.
Mas a cidade não se resume a shows de forró e apresentação de quadrilhas. Caruaru abriga um dos mais importantes centros de arte figurativa das Américas; um museu dedicado, quase que exclusivamente, a Luiz Gonzaga; e até uma programação de eventos com pratos típicos nordestinos feitos em versões gigantes.
LEIA TAMBÉM: “8 paraísos do Nordeste para esquecer da vida”
ALTO DO MOURA
Sem dúvidas, essa é a melhor atração em terras caruaruenses, onde sua rua principal ainda é de paralelepípedos e o comércio só parece se agitar, nos finais de semana, com a chegada de turistas.
Localizado a 7 km do centro, esse bairro ganhou o mundo com as obras de barro feitas por artesãos de Caruaru, cujos trabalhos populares deram ao destino o título de “um dos mais significantes centros de artes figurativas das Américas”.
Casa Museu Mestre Vitalino, museu de Alto do Moura, interior de Pernambuco (foto: Eduardo Vessoni)
Casa Museu Mestre Vitalino, museu de Alto do Moura, interior de Pernambuco (foto: Eduardo Vessoni)

O local, declarado berço da arte de modelar argila, abriga ateliês de mais de 200 artesãos, a maioria concentrados na rua Mestre Vitalino, cujo nome é uma homenagem ao personagem mais famoso de Alto do Moura.
2_manoel eudocio
Manuel Eudócio, artesão de Alto do Moura. a 7 km do centro de Caruaru (foto: Eduardo Vessoni)

Não deixe de visitar ateliês históricos como o da Casa Museu Mestre Vitalino, administrado pelo filho Severino Vitalino; o Memorial Mestre Galdino, artesão conhecido por suas peças surrealistas; e o de Manuel Eudócio, morto em 2016 e que já foi considerado Patrimônio Vivo do Pernambuco.
FEIRA DE CARUARU
Tudo o que você imaginar tem na mais famosa feira do Nordeste. Como já cantaria Luiz Gonzaga, na música homônima, “de tudo que há no mundo, nela tem pra vendê”.
Artesanato na Feira de Caruaru, em Pernambuco (foto: Eduardo Vessoni)
Artesanato na Feira de Caruaru, em Pernambuco (foto: Eduardo Vessoni)

Principal atrativo turístico da cidade, essa feira é declarada Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN e ocupa uma área de 40 mil m², dividida em feiras temáticas como a do Paraguai (leia-se “importados de procedência duvidosa”), do Gado, das Frutas e Verduras, das Raízes e Ervas Medicinais, do Couro (e por aí vai, de acordo com a necessidade do freguês).
Segundo o site oficial da cidade, a Feira de Caruaru recebe, em um dia normal de atividades, de 60 a 70 mil pessoas.
MUSEU DO CORDEL
Pequeno e discreto, esse museu dedicado aos relatos rimados é uma das atrações mais famosas do setor de artesanato da Feira de Caruaru, no Parque 18 de Maio.
Museu do Cordel, em Caruaru (foto: Eduardo Vessoni)
Museu do Cordel, em Caruaru (foto: Eduardo Vessoni)

Criado em homenagem ao cordelista caruaruense Olegário Fernandes, o local tem paredes lotadas desses pequenos livros coloridos presos em cordas e abriga um acervo com mais de dez mil títulos como cordéis, matrizes de xilogravuras e linogravuras, e recortes de jornais. SAIBA MAIS
MUSEU DO FORRÓ LUIZ GONZAGA
Localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves, esse museu é uma viagem visual pelo mundo do forró e tem salas com acervo dedicado a Gonzagão, Elba Ramalho (artista paraibana que começou a carreira de atriz em Caruaru) e ao São João de Caruaru.
Detalhe do acervo do Museu do Forró, em Caruaru (foto: Eduardo Vessoni)
Detalhe do acervo do Museu do Forró, em Caruaru (foto: Eduardo Vessoni)

O acervo local abriga fotografias, objetos pessoais do ‘Rei do Baião’ e a sanfona tocada por ele, em sua última apresentação pública.
O edifício onde funciona a exposição abriga também o Museu do Barro, com mais 2 mil peças em barro, produzidas em diferentes regiões do Nordeste, como obras utilitárias, decorativas e arte figurativa, como é conhecido o trabalho que retrata pessoas e ofícios em bonecos de barro.
COMIDAS GIGANTES DE CARUARU
Cuscuz gigante de Caruaru (foto: saojoao.caruaru.pe.gov.br/Divulgação)
Cuscuz gigante de Caruaru (foto: saojoao.caruaru.pe.gov.br/Divulgação)

Durante as festas juninas, que este ano acontecem na cidade até o dia 29 de junho, Caruaru abriga o curioso festival de Comidas Gigantes, uma das principais atrações do São João local, com produções de dimensões exagerados como os maiores caldinho e cuscuz do mundo.
E a lista de grandezas típicas do Nordeste segue com uma lista que inclui também macaxeira, pão doce, polenta e bolo de milho.
Entre os gigantes culinários, preparados pela União Dos Criadores das Comidas Gigantes de Caruaru, tem pé de moleque com 15 metros; e pamonha gigante preparada com duas mil espigas de milho.
LEIA TAMBÉM: “Confira agenda das festas de São João, no Nordeste”
SÃO JOÃO
São João em Caruaru, Pernambuco (foto: Rafael Lima/PMC)
São João em Caruaru, Pernambuco (foto: Rafael Lima/PMC)

De 4 a 29 de junho, a cidade se transforma com o “Maior (e melhor) São João do Mundo” e abriga uma programação que, além de shows, tem comidas típicas gigantes, apresentações de quadrilhas e de cordelistas, repentistas e emboladores.
Os eventos acontecem no pátio de eventos Luiz “Lua” Gonzaga, no bairro Alto do Moura e na Feira de Artesanato. Em 2016, estão programados shows de artistas como Os 3 do Nordeste e Banda de Pífanos (15/6), Margareth Menezes (24/6), Mastruz com Leite (27/6) e Gusttavo Lima (28/6).
Saiba mais: www.saojoao.caruaru.pe.gov.br
LEIA TAMBÉM: “Calor ou frio: onde é mais barato passar as férias de julho, no Brasil?”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*