Confira 10 festivais na Holanda que agitam este verão europeu

Conhecida por seus jardins de tulipas, moinhos e circuitos ciclísticos, a Holanda se prepara para mais uma temporada de música, em pleno verão europeu.
E  a programação que vem por aí é eclética.
De junho a agosto, o país abriga eventos musicais que vão do jazz à música eletrônica, incluindo (pasmem) um festival com desfile de carnaval, em meio a batalha dos bumbos e ‘eleição da rainha’, em Roterdã.
VEJA TAMBÉM: “[vídeo] Heineken Experience”
Confira a programação:

Landgraaf
de 10 e 12 de junho
www.pinkpop.nl
foto: Divulgação
foto: Divulgação

Conhecido como o festival anual mais antigo do mundo, o Pinkpop chega a sua 47º edição com line-up invejável. Em 2016, o evento terá a participação de Paul McCartney, Red Hot Chilli Peppers e Lionel Ritchie, de um total de quase 60 atrações que se apresentarão em cinco palcos diferentes.
O festival é realizado em Landgraaf, no sul da Holanda, e disponibiliza espaço para camping para até 50 mil pessoas.
Benelux
de 17 e 19 de junho
www.bestkeptsecret.nl

O jovem Best Kept Secret, ao sul da Holanda, já se tornou um dos principais festivais do circuito europeu, desde seu lançamento, em 2013.
A programação acontece no Safaripark Beekse Bergen, maior zoológico de vida selvagem de Benelux, entre Tilburgo e Hilvarenbeek. O evento é conta com DJs e bandas de indie rock.
Em 2016, estarão nomes como Beck e Wilco, ambos ganhadores do Grammy, além de Editors e Jamie XX, apresentando seu trabalho solo.
No local, é possível acampar ou reservar tendas equipadas com colchão de ar e roupa de cama.
Haia
último domingo de junho
www.parkpop.nl
foto: Divulgação
foto: Divulgação

O Parkpop é um festival de música pop com entrada gratuita que acontece no Zuiderpark.
O line-up 2016 conta com nomes como Billy Ocean e Mark Ramone, além da tradição de abrir espaço para bandas em início de carreira.
Amsterdã
de 30 de junho a 30 de julho
www.amsterdamroots.nl
Líder de música não ocidental e um dos mais importantes da Holanda, o festival Amsterdam Roots leva aos palcos bandas e artistas de todo o mundo, de Cabo Verde ao Caribe e da Mongólia a África do Sul
Com um público que chega a 60 mil visitantes a cada edição, o evento tem espetáculos de fado, dança zouk, hip hop, jazz latino, rumba e flamenco, em diferentes endereços da cidade, como o Oosterpark, onde 50 mil pessoas se reúnem para ver mais de 40 apresentações.
LEIA TAMBÉM: “Dicas para visitar Amsterdã em 8 horas”
Amsterdã
2 de julho
www.sensation.com
foto: Divulgação
foto: Divulgação

O Sensation Amsterdam é conhecido pelo público vestido de branco, em apresentações dos melhores DJs da cena eletrônica.
Em 2016, o line-up levará aos palcos nomes como David Guetta, Nicky Romero e Don Diablo.
Amsterdã
de 30 de junho a 11 de julho
www.julidans.nl
Danças contemporânea e internacional se encontram no Julidans, no Stadsschouwburg Amsterdam – o teatro municipal – e em outros locais da cidade.
LEIA TAMBÉM: “Conheça 3 tours imperdíveis para amantes de cerveja”
Roterdã
de 8 a 10 de julho
www.northseajazz.com
foto: Divulgação
foto: Divulgação

O melhor do jazz de Nova Orleans e sua variantes como fusion, jazz avant-garde e jazz eletrônico se encontram no North Sea Jazz Festival, considerado o principal evento do gênero da Holanda e um dos mais importantes da Europa.
Neste verão, o evento contará com os brasileiros Gal Costa e a banda Bixiga 70, além de apresentações de Diana Krall, Simply Red e Gregory Porter.
Roterdã
29 e 30 de julho
www.northseajazz.com
O Rotterdam Unlimited é um festival cultural, onde é celebrada a diversidade com a presença de artistas e com um colorido desfile do Carnaval de Verão, em meio a batalha dos bumbos, desfile de rua e ‘eleição da rainha’.
Groningen
de 18 até 28 de agosto
www.noorderzon.nl
Arte de vanguarda e festival de verão se encontram no Noorderzon Performing Arts Festival, em Groningen, maior cidade do norte da Holanda.
Em 10 dias de festival são esperadas até 135 mil pessoas.
Biddinghuizen
de 19 a 21 de agosto
www.lowlands.nl
foto: Divulgação
foto: Divulgação

O Lowlands acontece em Biddinghuizen, a uma hora de Amsterdã, e tem apresentações de rock, pop, dance e hip-hop, além de cinema e teatro para cerca de 55 mil visitantes que se dividem nos mais de 200 shows.
Um dos destaques do evento é Lowlands College, rodas de discussões sobre assuntos polêmicos com grandes políticos, cientistas e empresários.
LEIA TAMBÉM: “10 museus imperdíveis da Holanda”

(*fonte: Holland Alliance)

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*