Muito antes do Brasil virar Brasil, essa região cenográfica já arrancava adjetivos em cartas e relatos históricos de quem passava por ali.
Piscinas naturais que emergem bem na beira da praia, durante a maré preguiçosa; falésias imponentes que se erguem sobre nossas cabeças, como se espiassem o mar ali em frente; e uma sequência de outros cenários que só podem ser vistos por quem chega a pé ou de bicicleta.

Localizado no extremo sul da Bahia, em plena Costa do Descobrimento, Porto Seguro abrange uma área de mais de 2.400 km² e se divide em distritos que a gente nem precisa se perder em descrições demoradas, como Arraial d’Ajuda, Trancoso, Vale Verde e Caraíva.
Mas quem está com disposição vai muito além das faixas de areia mais populares da região, onde o axé não chega e praias demoram para ver banhistas, e conhece praias em que caminhadas ou travessias de bicicleta são as únicas formas de chegar até lá.
LEIA TAMBÉM: “Praias isoladas do litoral sul da Bahia se exibem em viagem de bicicleta”
ITAPOROROCA

Localizada entre Trancoso e a Praia do Espelho, essa praia é daqueles endereços que fazem a gente ter a sensação de ser o único na região (e é alta a probabilidade de ter uma praia só para você).
De águas esverdeadas e areia fofa, essa faixa de areia tem nove quilômetros de extensão, cujo acesso é com uma caminhada de uma hora, aproximadamente, partindo da praia dos Coqueiros, em Trancoso.
ITAQUENA

Localizada em uma área preservada, conhecida como Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades, essa praia é rodeada por mata nativa, mar esverdeado e areia branca, na metade do caminho entre Trancoso e a praia do Espelho.
Alguns setores abrigam piscinas naturais que surgem durante o período de maré baixa.
LEIA TAMBÉM: “Trilha entre a Praia do Espelho e Caraíva é a Bahia que passa devagar”
BARRA DO RIO DOS FRADES

Ponto de encontro entre o mar e o Rio dos Frades, o local é recortado por bancos de areia que invadem o mar, dando origem a praias de água doce e tranquila.
Frequentada por pescadores locais, a Barra pode ser visitada em travessias feitas por barcos, contratados no local. Na maré baixa, é possível cruzar o rio a pé.
JACUMÃ

A parada seguinte, a um km ao sul, é nessa faixa de areia diante de coqueiros beira-mar e águas cristalinas, considerada uma das mais desertas do sul da Bahia.
A região só deve ser visitada durante a maré baixa, quando piscinas naturais se formam na beira da praia. A atração fica a duas horas de caminhada das praias do sul de Trancoso.
JUACEMA

Os destaques dessa faixa de areia isolada, entre a Praia do Espelho e Caraíva, são as falésias que se debruçam sobre o mar e as lagoas de água doce, a três quilômetros de Caraíva.
SAIBA MAIS: “Praias isoladas do litoral sul da Bahia se exibem em viagem de bicicleta”
Boa noite! Favor me deixar informado sobre promoções de passagens aéreas. E outras promoções !! Grato !!