Mesmo quem nunca colocou os pés no Rio de Janeiro sabe de cor os pontos turísticos obrigatórios da cidade brasileira mais famosa, internacionalmente.
Mas o bolsão verde que abraça a cidade guarda endereços que muito gente ainda não conhece.
Considerada a maior de longo curso no Brasil, a Transcarioca é uma trilha urbana de 180 km de extensão, entre a Barra de Guaratiba e o Morro da Urca.
Nesse roteiro que pode ser explorado por etapas, o caminhante passa por seis áreas protegidas da Mata Atlântica, praias selvagens e monumentos históricos.
No total, são 25 trechos que variam de 1,9 km de extensão (Praia Vermelha – Morro da Urca) a 13,4 km, como a puxada caminhada de 5 horas de duração, entre a Casa Amarela e o Pau-da-fome, no Parque Estadual da Pedra Branca.
Embora tenha sido idealizada há mais de 25 anos, o lançamento oficial da trilha aconteceu no último dia 11 de fevereiro. Segundo informou o ICMBIO em nota, 23 trechos da trilha, de um total de 25, já se encontram sinalizados e abertos para os visitantes.
Mais do que um projeto de conservação ambiental, a Transcarioca é uma oportunidade única de visitar endereços florestais do Rio de Janeiro.
A trilha passa pelo Parque Natural Municipal de Grumari, Parque Estadual da Pedra Branca, Parque Nacional da Tijuca, Parque Natural Municipal da Catacumba, Parque Natural Municipal Paisagem Carioca e Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.
LEIA TAMBÉM: “‘Camino Norte’ é opção litorânea do Caminho de Santiago de Compostela”
Conheça os trechos da Trilha Transcarioca
Com opções de trilhas leves, esse trecho do roteiro é conhecido pelos mirantes, como o da Pedra da Tartaruga, e passagens por praias mais selvagens, como as do Meio e Perigoso.

Outros endereços famosos são a praia de Grumari e a Pedra do Telégrafo.
O parque abriga dois roteiros da Transcarioca: Barra de Guaratiba – Grumari e Grumari – Grota Funda
Localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, essa área verde de mais de 12 mil hectares passa por 17 bairros da cidade, como Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes.

São sete trechos de Trilha Transcarioca, com extensões que vão de 4,5 km de extensão (Estrada dos Teixeiras – Aqueduto do Catonho) a 13,4 km (Casa Amarela – Pau-da-fome), em graus de dificuldade que vão de moderado a difícil. SAIBA MAIS
Esse parque com quase 4 mil hectares de Mata Atlântica abriga alguns dos endereços mais cenográficos do Rio, como o Morro do Corcovado e a Pedra da Gávea.
A região tem nove trechos da Trilha Transcarioca, a maioria com baixo nível de dificuldade.

Destaques para a vista panorâmica no roteiro Mesa do Imperador – Vista Chinesa (1,6 km de extensão), de onde se vê a Zona Sul carioca, o Cristo Redentor e a Lagoa Rodrigo de Freitas; e o trecho Bom Retiro – Cova da Onça (6,2 km), conhecido pelo visual do topo do Bico do Papagaio.
Os quase 27 hectares abrigam mirantes com vistas para a Lagoa Rodrigo de Freiras, Jardim Botânico, Ipanema, Pedra da Gávea e Morro Dois Irmãos.

Esse parque, localizado em uma área reflorestada nos anos 70, tem dois trechos da Transcarioca: Parque Lage – Parque da Catacumba (3,6 km) e Parque da Catacumba – Alto da Rua Vitória Régia (1,9 km) que, segundo o site oficial da trilha, se encontra interditado.
Destaques para as esculturas ao ar livre, na parte baixa do parque, e o Mirante do Sacopã que pode ser visitado, a partir de uma trilha de 600 metros com vista da Lagoa Rodrigo de Freiras e do Jardim Botânico.
Com níveis que variam de leve a moderado, esse trecho da Transcarioca abriga os roteiros Ladeira dos Tabajaras – Alto da Ladeira do Leme (2,5 km) e Alto da Ladeira do Leme – Morro da Babilônia – Praia Vermelha (2,1 km).

Destaques para os mirantes com vista para o Pão de Açúcar, morro do Corcovado e bairros cariocas; e o Pico do Telégrafo.
Em ambo é recomendado o acompanhamento de guias ou pessoas que conheçam as rotas, sobretudo por conta de trechos não sinalizados.
A última etapa, na extremidade leste da Transcarioca, é esse trecho leve de 1,9 km de extensão, que vai da Praia Vermelha até o Morro da Urca.

É considerado um dos trechos mais visitados da trilha, onde podem ser encontrados mirantes no Morro da Urca, com vista para o Corcovado, Cristo Redentor, enseada de Botafogo, Baía de Guanabara, Niterói e, ao fundo, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Seja o primeiro a comentar