A temporada de chuvas começa a dar uma trégua, o Cerrado está florido e as cachoeiras apresentam maior volume de água.
Eis a hora de desembarcar em um dos destinos de aventura mais místicos do Brasil: a Chapada dos Veadeiros, a 245 km de Brasília e a 418 km de Goiânia.
Com pouco mais de 15 mil km², a região é considerada uma das formações geológicas mais antigas do planeta e parece ter exagerado na hora de compôr sua geografia, formada por cânions, cachoeiras e piscinas naturais escondidas.
O destino, declarado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, é composto por oito municípios, mas as atrações mais populares se concentram em Cavalcante, Alto Paraíso e na vila de São Jorge.
Confira atrações:
Tirolesa sobre a Chapada
Realizado na Pousada Fazenda São Bento, na área rural de Alto Paraíso, o ‘Voo do Gavião’ é uma das atividades mais inusitadas do destino.
Essa tirolesa tem 850 metros de extensão e acontece a 100 metros de altura, entre a Serra Almécegas e o morro do Mirante da Fazenda São Bento. Tudo isso com uma Chapada dos Veadeiros inteira bem debaixo dos pés (e a uma velocidade de 55 km/h, percorridos em quase um minuto e meio).
Trilha da Janela
Com início em território com resquícios da época do garimpo de cristais, em São Jorge, essa é uma das trilhas mais impactantes da Chapada dos Veadeiros.

É uma caminhada com oito km de extensão que termina em um ponto elevado com vista panorâmica dos saltos I e II do Rio Preto (120 e 80 metros de altura, respectivamente) e do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
A trilha, só deve ser feita com o acompanhamento de guias cadastrados, possui variações consideráveis de altitude e tem alto grau de dificuldade.
SAIBA MAIS: “Chapada dos Veadeiros abriga trilhas alternativas por cachoeiras e piscinas naturais”
Trilha do Abismo

Com 4,5 km de extensão (ida e volta), essa trilha exige menos do visitante e pode ser feita de forma auto-guiada.
O destaque é a piscina natural de borda infinita que tem vista para a Serra de Santana. Sem dúvida, esta é uma das atrações mais exclusivas em toda a região da Chapada dos Veadeiros.
Segundo guias locais, essa e a Trilha da Janela permitem que o visitante veja paisagens mais abertas do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, onde nem sempre é possível ver a monumentalidade dos saltos do Rio Preto.
Jardim de Maitreya
Localizada na estrada entre São Jorge e Alto Paraíso, essa vereda de buritis ficou conhecido como o local onde Cristo desembarcaria, na virada do milênio.
O local, muito procurado por místicos que visitam o destino, é conhecido também por ser um importante campo de força magnética. Foi ali que a artista sérvia Marina Abramović esteve em busca de lugares de poder, cuja experiência está retratada no filme ‘Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil’.
Turismo quilombola
Voltado para casais e famílias, o turismo do município de Cavalcante, acontece em torno da comunidade quilombola Kalunga, no Engenho II.
Localizado a 90 km de Alto Paraíso, o destino é ponto de partida para as trilhas de acesso a cachoeiras como a Santa Bárbara, famosa pelos tons esverdeados de suas águas, a 5 km do quilombo.
Os serviços de guia e de alimentação são encabeçados por moradores dessa comunidade quilombola de negros provenientes do Benim, na África ocidental.
LEIA TAMBÉM: “Conheça as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, em Goiás”
Hotel em naves especiais

O hotel Espaço Naves LunaZen, em Alto Paraíso, cidade da Chapada dos Veadeiros na mesma latitude de Machu Picchu, abriga construções arredondadas feitas com ferro e cimento que imitam espaçonaves.
Localizado em uma rua tranquila dessa cidade que serve como principal porta de entrada para a Chapada dos Veadeiros, o empreendimento não passa despercebido por quem passa do lado de fora.
Os quartos são batizados com nomes sugestivos como Nave Mãe, Discovery, Galáctica e Enterprise.
E se você ainda não estiver convencido do potencial desse “centro de energia cósmica” e “Capital do 3º Milênio”, só para citar alguns dos títulos da região, veja o que encontramos na nossa última passagem pela Chapada dos Veadeiros:

Risoteria
Essa casa envidraçada com vista para a Chapada surpreende não só pela decoração feita com objetos de demolição, mas também pelo cardápio.

A inspiração para os pratos e bebidas vem do lado do fora, com ingredientes do Cerrado, como pequi, castanha de baru, mangaba, cagaita e cajuzinho do cerrado. A casa conta também com música ao vivo, às sextas e sábados. SAIBA MAIS
Site oficial do turismo de Goiás
www.goiasturismo.go.gov.br
Centro de Atendimento ao Turista (Alto Paraíso)
Av. Ari Ribeiro Valadão Filho – Praça do Artesão
Tel.: (62) 3446-1159
Quando ir: a melhor época para conhecer a Chapada dos Veadeiros vai de maio a setembro
Parabéns pela reportagem, frequenta a chapada há dez anos, sempre tem algo novo.