7 de setembro
(quinta-feira)
Os dias mais frios vão ficando para trás, o litoral brasileiro vai ganhando novos tons (e outras temperaturas) e o Brasil começa a contagem regressiva para o verão.
Setembro é perfeito para visitar um dos destinos mais cobiçados em terras brasileiras, Fernando de Noronha; desembarcar no Norte do Brasil, em pleno verão amazônico, para visitar destinos como Belém, capital do Pará, e Manaus, no Amazonas.
1ª vez na Amazônia: Belém ou Manaus?
De junho a setembro, o litoral oriental do Maranhão recebe turistas nos Lençóis Maranhenses, considerados o único deserto do mundo em meio a lagoas, segundo o Ministério do Turismo. Localizado a 250 km de São Luís, esse parque nacional é a principal atração desse estado brasileiro.
12 de outubro
(quinta-feira)
Para quem conta com a sorte de poder viajar em pleno mês de outubro, destinos brasileiros oferecem atrações com poucos turistas, preços mais baixos e temperaturas mais elevadas, porém sem as tradicionais chuvas de verão.
Em outubro, ainda dá tempo de aproveitar as temporadas que começaram, no inicio do semestre, em locais como a Amazônia, Alter do Chão, Fernando de Noronha e (por que não?) destinos que ainda não receberam visitantes da alta estação como os litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Em outubro, Foz de Iguaçu pode ser uma boa pedida de viagem, devido ao maior volume de águas nas quedas e às flores da primavera.
Passada a temporada de seca que termina em setembro, quando bancos de areia podem causar o atolamento de veículos nas rústicas estradas locais, o Jalapão também é recomendado para ser visitado em outubro. Com sorte, ainda dá para ver também o final da temporada do capim-dourado, cujo ápice costuma ser em setembro.
LEIA TAMBÉM: “Jalapão: o deserto brasileiro”
2 de novembro
(quinta-feira)
Mais um feriadão prolongado e um bom motivo para cair na estrada, outra vez. O clima vai esquentando no Brasil e começa a contagem regressiva para o verão.
Nesse mês, as praias do Nordeste ainda não estão cheias e valem a visita, como Pipa, no Rio Grande do Norte, ou Trancoso, no sul da Bahia.
Para quem não quer ir longe, as praias do litoral paulista também já estão com águas mais quentes e, num mês com três feriados diferentes, vale a pena descer em um fim de semana para Ilhabela ou Ubatuba.
LEIA TAMBÉM: “Explore as praias selvagens do litoral de São Paulo”
15 de novembro
(quarta-feira)
Para frustração de viajantes viciados em estradas, esse é o único feriado do semestre que não vai permitir longos deslocamentos.
E como dessa vez não vai dar para ir muito longe, a gente fica por aqui mesmo, em São Paulo, ou faz um bate e volta rápido em cidades próximas.
Entre a serra e o mar, Cunha é destino de artes e aventura
Bate e volta paulista: cinco destinos próximos a São Paulo
20 de novembro
(segunda-feira)
Em novembro, já é possível curtir praias do Nordeste, como Porto de Galinhas, Aracaju e Jericoacoara, e também ter contato com a natureza na pernambucana Fernando de Noronha ou em Alter do Chão, no Pará.
No litoral sul de Pernambuco, Porto de Galinhas é uma das praias mais visitadas do Brasil. Por isso, vale a pena a ida em períodos com menos fluxo de turistas.
O destino encanta, principalmente, pela beleza natural, formada por praias e florestas de manguezais.
Com tarifas mais baixas em relação a outros destinos do Nordeste e praias de águas mais calmas, a capital do Sergipe é perfeita para quem busca destinos menos agitados e viagens econômicas.
Aracaju, capital de Sergipe, é a pequena notável do litoral do Nordeste
O site viagem em pauta é uma ferramenta completa tanto para quem quer e gosta de viajar dentro do brasil como mundo a fora, parabêns pelo trabalho de voçês e pelas dicas.