6 roteiros imperdíveis no sul da Bahia

Muito antes do Brasil virar Brasil, o litoral baiano já arrancava adjetivos em cartas e relatos históricos de quem passava por ali.

Piscinas naturais que emergem bem na beira da praia, falésias que se erguem sobre faixas de areia e uma sequência de outros cenários que só podem ser vistos por quem chega a pé ou de bicicleta.

VEJA TAMBÉM: 
“Praias da Bahia que você não deve deixar de visitar”

De Porto Seguro a Trancoso

Rio da Barra, uma das atrações naturais do roteiro de bicicleta, entre Arraial d’Ajuda e Trancoso, no litoral sul da Bahia (foto: Ediuardo Vessoni)

Porto Seguro é o centro nervoso do litoral sul baiano que trocou a serenidade das águas mansas para se embriagar em barracas de axé e na rua que virou passarela alcoólica.

Após cruzar em balsa o rio Buranhém até Arraial d’Ajuda, o viajante pode seguir por praias como Apaga-Fogo, Araçaípe, Delegado, dos Pescadores, Mucugê, Pitinga e Taípe, todas em Arraial d’Ajuda.

CONFIRA ROTEIRO COMPLETO


VEJA TAMBÉM:
 “Praias isoladas do litoral sul da Bahia se exibem em viagem de bicicleta”

De Trancoso à Praia do Espelho

Esse roteiro é mais exigente, pois é preciso caminhar sobre terreno de areia fofa, cruzar rios e grandes extensões de praia (quase) sem sombra. Mas todo o esforço será recompensado com baías de águas quentinhas, barreiras de corais na beira da praia e uma sensação de que poucos puderam chegar até ali.

Itaquena, uma das praias isoladas, entre Trancoso e a Praia do Espelho (foto: Eduardo Vessoni)

A caminhada começa com a travessia pela ponte de madeira sobre um mangue que dá acesso à Praia dos Coqueiros, a faixa de areia mais próxima a Trancoso.

Dali para frente, a sensação de ser o único vai crescendo, conforme se avança rumo ao sul, passando por longas extensões de praias com piscinas naturais e quase todas sem acesso para carros, como Itapororoca e Itaquena.

CONFIRA O ROTEIRO COMPLETO: 
“5 praias do litoral sul da Bahia com acesso apenas de bicicleta ou a pé”

Da Praia do Espelho a Caraíva

Esse roteiro de 11 km vai da Praia do Espelho, o nome fantasia da Praia do Curuípe, a Caraíva, um dos mais fotogênicos do sul da Bahia.

A pouco mais de 100 km de Porto Seguro, Caraíva é uma vila de pescadores com ruas de areia que têm acesso proibido para carros, cujo único acesso são viagens breves de canoa.

Caraíva, no litoral sul da Bahia (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “Trilha entre a Praia do Espelho e Caraíva é a Bahia que passa devagar”

Prado

Entre Prado e a vila de Cumuruxatiba, uma estrada simples à beira mar leva visitantes a uma sequência de praias isoladas do extremo sul da Bahia.

No roteiro de nove praias, aproximadamente, o visitante pode chegar de carro ou de bicicleta, passando por faixas de areia, aos pés de falésias coloridas com até 40 metros de altura.



SAIBA MAIS:
 “Roteiro de 32 km passa por praias isoladas de Prado, no extremo sul da Bahia”

Como chegar em Prado          Onde ficar em Prado

De Cumuruxatiba a Corumbau

Final de tarde em Cumuruxatiba, no extremo sul da Bahia (foto: Eduardo Vessoni)

Foi na discreta Barra do Cahy que os europeus pisaram, pela primeira vez, em território que viria a se tornar o Brasil.

Localizada no município de Prado, no extremo sul da Bahia, a Barra do Cahy parece do mesmo jeito da época em que aqueles homens avistaram terras do lado de cá do continente: praias desertas e extensas faixas de areia virgens.

O local fica a 18 km de Cumuruxatiba, aproximadamente, e pode ser combinado em passeios de barco tanto em Cumuru como em Corumbau, o último destino do município de Prado, ao lado de Caraíva, já em Porto Seguro.

O que fazer em Cumuruxatiba


SAIBA MAIS:
“Conheça a 1ª praia do Brasil”

Abrolhos

A Costa das Baleias é ponto de partida para quem visita Abrolhos, arquipélago a 70 km da costa baiana.

Esse conjunto de cinco ilhas isoladas tem a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul e pode ser visitado em passeios de bate e volta, a partir de Caravelas, ou em catamarãs que fazem roteiros de até três dias na região.

foto: Enrico Marcovaldi/Instituto Baleia Jubarte

De julho a novembro, o extremo sul da Bahia é destino de milhares de baleias jubarte que deixam as águas frias da Antártica para amamentar filhotes e se reproduzir. No verão, Abrolhos é conhecido pela alta visibilidade de suas águas, ideias para mergulho e snorkel.

A 250 km de Porto Seguro, Caravelas serve como base para quem embarca nos passeios de observação de baleias, em direção ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

O que fazer em Abrolhos, na Bahia

SAIBA MAIS: 
“Guia de destinos: confira atrações e dicas em Abrolhos, no sul da Bahia”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*