Confira programação de eventos em Tiradentes, em Minas Gerais

Embora Tiradentes ainda esteja associado à temporada de inverno, o destino é cenário de eventos anuais que dão novos ares à cidade.
A pouco menos de 200 km de Belo Horizonte, a cidade não se apegou apenas a seu passado histórico e recebe viajantes com eventos, durante o ano todo, e empreendimentos bem-sucedidos que fazem a gente esquecer que está em uma cidade de interior.
De festas religiosas a festivais de cerveja, Tiradentes é destino para ser visitado o ano todo.


JANEIRO
A programação é intensa já no início do ano, como a Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro, que exibe mais de 100 filmes nacionais, além de oficinas, exposições e debates com profissionais do audiovisual.
Mostra de Cinema de Tiradentes (foto: Divulgação)

MARÇO
Nesse mês, amantes da fotografia se encontram no Foto em Pauta, com programação que vai de exposições a palestras, incluindo leituras de portfólio, projeções e atividades educativas.

ABRIL
Em abril, acontece a Semana Santa a agenda local tem festejos litúrgicos como a procissão com acompanhamento de música sacra, coral e concertos em igrejas, até o dia 21 de abril. No dia 6 do mesmo mês, acontece também a Procissão do Depósito, cortejo que leva a imagem de Cristo da Matriz até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

A programação santa segue nos dias 7 de abril (domingo), com procissões; 14 de abril, com a procissão rumo ao Santuário da Santíssima Trindade; e 17 de abril, às 19h, com a Via Sacra, encenada nas ruas da cidade.
MAIO
Mas trem bom mesmo é o festival de cervejas artesanais que acontece, no início de maio. De 3 a 5 de maio, o TremBier Festival, conta com a presença de cervejarias, programação gastronômica, apresentação de bandas e até a corrida alcoológica, um circuito de 5 km com parada para consumo de cerveja. Destaque para os rótulos que homenageiam pontos turísticos de Tiradentes, pintados pelo artista local Thi Rohrmann.
foto: Divulgação

Em maio acontece também o Tiradentes em Cena, festival dedicado às artes cênicas, com intervenções artísticas, oficinas e, claro, muito teatro.
DE AGOSTO A SETEMBRO
Para alimentar o corpo, Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, acontece entre o final de agosto e início de setembro, quando 45 mil pessoas, aproximadamente, visitam cerca de 200 atrações gastronômicas como cozinhas ao vivo, palestras e jantares com chefs convidados.
Festival Internacional de Cultura e Gastronomia (foto: Divulgação)

NOVEMBRO
Em novembro, o jazz é protagonista do Duo Tiradentes Jazz Festival, cuja edição de 2018 teve programação de shows em locais como praças, teatros e até Igrejas de Tiradentes.
O QUE FAZER EM TIRADENTES: “Tiradentes (MG): comer, beber e andar”
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*