Destinos do Brasil para conhecer em dezembro

O verão já está batendo na porta, o que significa que está chegando a hora de fazer as malas e desembarcar em algum destino de areia e água salgada, para se refrescar em algumas das praias do litoral do Brasil.

Praia do Moreira, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado, no extremo sul da Bahia (foto: Eduardo Vessoni)

Quem tiver a sorte de ter alguns dias de recesso, antes do agito das férias de janeiro, não pode deixar de visitar endereços banhados pelo Atlântico, seja nas praias do Nordeste ou nas faixas de areia do Sudeste e do Sul.

Em dezembro, recomendamos estender a canga em locais como a ‘praia mais bonita do mundo’; esquecer-se do tempo no sul da Bahia; ou ficar por aqui mesmo, no Sudeste.

LEIA TAMBÉM: “Fernando de Noronha para mãos de vaca: dicas para economizar”

CONFIRA DESTINOS

  • SÃO PAULO
(foto: Rogério Cassimiro/MTur-Domínio Público)

A crise no país parece sem hora para chegar ao fim, mas para quem não perde o (viciante) hábito de cair na estrada e anda com o orçamento apertado, o Viagem em Pauta listou alguns dos destinos turísticos que ficam até 230 quilômetros da capital paulista, da histórica Santos, no litoral sul de São Paulo, à serrana Cunha, bem na porta de Paraty.

LEIA MAIS: “São Paulo: 10 destinos turísticos para conhecer perto de casa”

  • PARATY
Centro histórico de Paraty (foto: IPHAN/Divulgação)

O casario colonial bem preservado de Paraty é um dos cenários mais cenográficos do litoral da região Sudeste do Brasil. Mas a melhor notícia é que, muito perto daquele centro histórico tombado pelo IPHAN, ficam algumas das mais belas faixas de areia do litoral fluminense, no limite com São Paulo.

Dá para conhecer praias isoladas onde só se chega de barco, navegar pelo único fiorde brasileiro e fazer até uma viagem de veleiro.

SAIBA MAIS: “5 atrações imperdíveis em Paraty”

  • ILHA GRANDE
Praia de Jurubaíba, mais conhecida como Praia do Dentista (foto: Eduardo Vessoni)

Não muito longe de São Paulo e com acesso facilitado por balsas, a Baía da Ilha Grande é um dos lugares mais exclusivos do litoral sudeste do Brasil.

Só na Ilha Grande, um dos destinos dessa baía que abriga também Paraty e Angra do Reis, são quase 200 km², mais de 100 praias e 12 enseadas.

SAIBA MAIS: “Ilha Grande: confira guia do destino com dicas e roteiros”

  • CAMBARÁ DO SUL

Dona do maior conjunto de cânions da América do Sul, a gaúcha Cambará do Sul vê crescer sob os pés uma cadeia de montanhas de 250 quilômetros de bordas de cânions, entre os Campos de Cima da Serra e o litoral, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Trilha do Mirante, no cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “Dicas e roteiros em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul”

  • SUL DA BAHIA
Praia do Moreira, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado, no extremo sul da Bahia (foto: Eduardo Vessoni)

Piscinas naturais que emergem bem na beira da praia, falésias que se erguem sobre faixas de areia e uma sequência de outros cenários que só podem ser vistos por quem chega a pé ou de bicicleta.

Confira “6 roteiros imperdíveis no sul da Bahia”

  • PRAIA DO SACO
Vista aérea da Praia do Saco, em Sergipe (foto: Secretaria do Turismo e do Esporte de Sergipe/Divulgação)

A 50 km de Aracaju, no litoral de Sergipe, a região é formada por dunas de areia e pode ser combinada com a vizinha Mangue Seco, no litoral norte da Bahia.

SAIBA MAIS: “Mangue Seco e Praia do Saco são destinos paradisíacos, entre Bahia e Sergipe”

  • PARAÍBA
Estuário do Graú, em Pitimbu, na Paraíba (foto: Eduardo Vessoni)

A 65 km da capital João Pessoa, Pitimbu é considerada a maior orla de todo o litoral paraibano. São 26 km de faixas de areia, 13 praias e 4 estuários.

E ainda assim poucos conhecem esse que é um dos mais novos destinos turísticos da costa desse estado com apenas 138 km de litoral, espremido entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte.

SAIBA MAIS: “Pitimbu é a nova aposta do litoral da Paraíba”

  • ALTER DO CHÃO

Em Santarém, a cerca de 1h20 de avião de Belém, capital do Pará, é possível fazer turismo não só em áreas urbanas (daquelas que a gente quase esquece que está em terras amazônicas) mas também no interior da maior floresta tropical do planeta.

E, certamente, é isso o que você está buscando por ali.

Jardim de vitórias-régias, no Canal do Jari, em Santarém, no Pará (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “O que fazer em Santarém e Alter do Chão”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*