Praias imperdíveis da Paraíba

João Pessoa, a capital da Paraíba, nasceu de costas para o mar, às margens do rio Sanhauá. Mas seu atrativo mais famoso, atualmente, é sua bem estruturada orla marítima.

Nessa cidade de quase um milhão de habitantes, nem precisa ir muito longe para ver belas faixas de areia, em águas mornas de tons cristalinos. O litoral urbano pessoense, com 24 km de orla, abriga praias como Bessa, Manaíra e Tambaú.

Já o Litoral Sul da Paraíba tem praias famosas em municípios como Conde, cujo endereço mais famoso é Tambaba, conhecida como a primeira praia de naturismo do Nordeste; e a ainda desconhecida Pitimbu, a maior orla de todo o litoral paraibano, a 65 km da capital.

VEJA STORIES

9 praias imperdíveis na Paraíba 9 praias imperdíveis na Paraíba
Viagem em Pauta • 2 semanas atrás

SAIBA MAIS: “Pitimbu é a nova aposta do litoral da Paraíba”

No entanto, é no Litoral Norte que o visitante encontra alguns dos cenários mais impactantes e selvagens do litoral paraibano.

Com 19 praias, em cinco municípios, a região abriga atrativos como a ilha de Areia Vermelha, um banco arenoso em pleno mar, em Cabedelo; e a selvagem Barra do Camaratuba, em Mataraca, o último município da Paraíba.

Vista aérea da Barra de Camaratuba, em Mataraca, a 110 km de João Pessoa (foto: Cacio Murilo/PBTur)

VEJA TAMBÉM: “Trilha do Caranguejo Uçá é a Paraíba extrema que vai do mangue ao mar”

CONHEÇA O LITORAL DA PARAÍBA

João Pessoa

Seusd 24 km de orla abriga nove praias, como as urbanas Tambaú, Manaíra e Bessa.

Mais ao sul de João Pessoa fica a praia de Cabo Branco, conhecida pelos paredões avermelhados das falésias que chegam a 50 metros de altura. A cidade conta também com faixas de areia como as praias do Sol e Barra de Gramame.

Vista aérea de João Pessoa, capital da Paraíba (foto: Cacio Murilo/PBTur)

Já a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas, é um dos endereços mais visitados da capital, sobretudo por conta das piscinas naturais que se formam na maré baixa.

Um dos atrativos mais populares da cidade são as piscinas naturais de Picãozinho, a 1 km da praia de Tambaú, de onde saem as embarcações para passeios até o local.

Litoral Norte da Paraíba

Esse é o trecho mais isolado de toda a Paraíba, como a Barra do Camaratuba, o último município do estado, na divisa com o Rio Grande do Norte. Uma das experiências mais marcantes dessa região com 13 km de praias é a Trilha do Caranguejo Uçá, que acontece entre o mangue e o mar.

SAIBA MAIS: “Trilha do Caranguejo Uçá é a Paraíba extrema que vai do mangue ao mar”

O destaque do trecho norte do litoral da Paraíba, formado por 19 praias, é o município de Cabedelo, a 18 km de João Pessoa. É ali que fica a Praia do Jacaré, formada pelas águas do rio Paraíba, que vê, diariamente, a chegada do pôr do sol ao som do Bolero de Ravel tocado por Jurandy do Sax, músico que entrou para o Guinness Book.

LEIA TAMBÉM: “Praia do Jacaré, na Paraíba, tem nova estrutura para turistas”

Outro atrativo famoso da região é a impactante Areia Vermelha, uma ilha a 1,5 km da praia de Camboinha que surge durante a maré baixa, quando é possível caminhar por seu solo arenoso de tons avermelhados em direção às piscinas naturais.

Por outro lado, a Intermares é a praia dos surfistas nordestinos e abriga um projeto de proteção de tartarugas marinhas.

Areia Vermelha, no município de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa (foto: Cacio Murilo/PBTur)

Litoral Sul da Paraíba

Os destaques da região são a Praia do Amor, conhecida pelo arco natural que separa a faixa de areia em dois setores, e Tambaba, a primeira praia de naturismo do Nordeste, a 25 km de João Pessoa, na cidade de Conde.

No entanto, um dos cenários mais belos da região é cenográfica Coqueirinho, uma baía em forma de ferradura que garante praia de águas tranquilas e que abriga também um pequeno cânion, no canto direito.

Uma trilha a partir do estacionamento dá acesso a uma plataforma natural que garante vista panorâmica da costa paraibana.

Praia de Coqueirinho, em Conde, na Paraíba (foto: Eduardo Vessoni)

VEJA TAMBÉM: “4 experiências imperdíveis na Paraíba, além das praias”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*