Pandemia de coronavírus causa cancelamentos de eventos no Brasil

* Atualizada em 16/3/2020, às 13h47. Esta lista será atualizada ao longo dos dias, conforme novas informações e pode ser conferida no site do Viagem em Pauta.
imagem: Pixabay/Google Imagens

Não bastasse o caos no sistema de saúde e o efeito devastador nas economias em todo o mundo, a pandemia de coronavírus anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na última quarta-feira (11 de março), começa a fazer estragos também no setor cultural e de eventos.

Sem falar na crise que deve atingir também o setor de turismo. As companhias aéreas, que já vinham passando por graves problemas financeiros, já estão tendo dificuldades devido ao impacto da crise do COVID-19.

A companhia aérea ultra-low cost JetSMART, por exemplo, anunciou hoje que o voo inaugural na rota São Paulo-Santiago, que aconteceria no próximo dia 20 de março, foi adiado. Segundo nota da assessoria de imprensa, a empresa aguarda definição da nova data.

Segundo estimativa da IATA (International Air Transport Association), associação que representa cerca de 290 companhias aéreas ao redor do mundo, a crise pode acabar com cerca de US$ 113 bilhões em receita, sem incluir as recentes medidas tomadas pelos Estados Unidos que, a partir desta sexta-feira (13 de março) proibirão voos provenientes da Europa (exceto da Grã Bretanha).

“O transporte aéreo é fundamental, mas sem a ajuda dos governos, teremos uma crise financeira no setor além da emergência de saúde pública”, declarou em nota, Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

E os setores culturais e de eventos em todo o território brasileiro também já sentem os efeitos.

CONFIRA CANCELAMENTOS

Nas últimas horas, locais como o Itaú Cinemas e a Pinacoteca, ambos em São Paulo, e o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, também anunciaram seu fechamento temporário.

Nesta segunda-feira (16 de março), o SESC São Paulo também anunciou o fechamento de todas as suas unidades, após o fechamento de suas piscinas, no último final de semana.

Avenida Paulista: O projeto Ruas Abertas, que fecha a avenida Paulista para carros, aos domingos, foi suspenso neste domingo (15 de março), segundo nota da Prefeitura de São Paulo.

“Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” (SP): O Centro Cultural Banco do Brasil suspendeu, a partir do sábado (14 de março), a exposição e todas as atividades, por tempo indeterminado.

Cinema: Produções cinematográficas como “Pedro Coelho 2”, “Velozes e Furiosos” e “007” tiveram estreias mundiais adiadas para o segundo semestre ou para 2021.

Espaço Itaú de Cinema: Segundo nota, a rede operando com a capacidade de 60% das salas, porém sugere que as pessoas “mantenham certa distância de outros frequentadores dentro da sala” e que reforçam “a presença de álcool em gel em nossas instalações”.

Lollapalooza Brasil 2020: Embora não tenha se pronunciado ainda e o site do evento continue vendendo ingressos, a produção estuda datas alternativas para a realização do festival. Originalmente, acontece de 3 a 5 de abril.

São Paulo Fashion Week: Em nota, a assessoria de imprensa do evento confirma o cancelamento dos desfiles entre os dias 24 e 28 de abril. No entanto, a temporada que celebra os 25 anos do SPFW será mantida entre os dias 16 e 20 de outubro.

imagem: Reprodução

Centro Cultural São Paulo: Toda a programação do local foi adiada por tempo indeterminado, incluindo bibliotecas, discoteca e folhetaria.

Centro Cultural FIESP (SP): A partir dessa sexta-feira (13 de março), todas as suas atividades estarão fechadas por tempo indeterminado.

Escadaria do Jazz (SP): Considerado um dos eventos mais queridos do bairro Bixiga, no centro da cidade, o evento do próximo sábado (14 de março) está cancelado.

Teatro Unimed (SP): Estão suspensas, temporariamente, todas as sessões de espetáculos, incluindo a estreia que estava prevista para esta quinta-feira (12 de março).

Teatro Alfa (SP): Todos os espetáculos da temporada infantil estão cancelados, por tempo indeterminado.

Turnê de Sammy Hagar : Os shows que o ex-vocalista do grupo Van Halen faria em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Porto Alegre também estão cancelados “por temor de uma epidemia do corona vírus em nosso país, e também uma possível quarentena no retorno aos EUA”, declarou a Free Pass Entretenimento.

imagem: Reprodução

Show Rosa de Saron: A banda brasileira de rock cristão também teve show do dia 15 de março cancelado, na casa de espetáculos Tom Brasil.

Exposição “Tarsila: estudos e anotações” (FAMA Museu, em Itu/SP): lançamento adiado e sem data para abertura.

Festival de Curitiba: O festival de teatro que deveria acontecer na capital paraense entre 25 de março e 5 de abril foi adiado para o período de 1º a 13 de setembro de 2020.

Festival Música em Trancoso (Bahia): Embora o site do evento não estivesse atualizado até o fechamento dessa nota, a 9ª edição do Mozarteum Brasileiro, que aconteceria entre 14 e 21 de março, está cancelada.

imagem: Reprodução

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*