Projeto solidário lança passeios virtuais de bicicleta no centro de São Paulo

Apoiado pela sustentabilidade e solidariedade, o Bike Tour SP oferece passeios culturais gratuitos, em que o visitante conhece pontos turísticos da capital paulista, a bordo de bicicletas e acompanhado de um guia.

Mas como em tempos de pandemia a regra é ficar em casa, o projeto inovou com uma versão virtual, em que o participante faz uma visita ao Centro Novo da cidade, guiado por um mapa interativo e informações históricas de cada atrativo visitado, através de um sistema de áudio.

O serviço também está disponível em versão em Libras (Linguagem
Brasileira de Sinais).

Sala São Paulo, uma das paradas do tour de bicicleta no Centro Novo de São Paulo (foto: Eduardo Vessoni)

Assim como explicam os organizadores em nota, “impossibilitados de realizar passeios pelas ruas da cidade desde 15 de março e com a perda dos patrocinadores, seus idealizadores, André e Daniel Moral, precisaram pensar em soluções criativas para continuar arrecadando alimentos para as instituições que o Bike Tour SP apoia (…) na região do Vale do Ribeira e na Cracolândia”.

Para vivenciar a nova online é preciso acessar o site do Bike Tour SP
e fazer uma doação mínima de R$ 50. Após o procedimento, o participante recebe um link com acesso aos passeios virtuais.

imagem: BIke Tour SP/Reprodução

VEJA TAMBÉM: “Tour de bicicleta faz volta completa em Florianópolis, em quatro dias”

O projeto

Fundado em 2013 pelos irmãos André e Daniel Moral, o Bike Tour SP é um passeio de bicicleta gratuito, cujo ingresso é a doação de 2kg de alimento não perecível, doados ao NABEM (Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes) e ao CENA (Clube de Esperança Nova Aurora).

No site, em tempos de normalidade, o participante deve optar por um dos seis roteiros (Parque Ibirapuera, Avenida Paulista, Faria Lima, Vila Madalena, Centro Novo e Centro Velho), inscrever-se em uma das datas que deseja realizar a atividade e se dirigir ao ponto de encontro indicado.

A avenida Paulista é uma das rotas dos passeios gratuitos de bicicleta que acontecem, nos finais de semana, em São Paulo (foto: Bike Tour SP/Divulgação)

Durante a atividade, grupos de até 15 pessoas pedalam acompanhadas por dois monitores e equipamento que dá informações como dados e curiosidades de cada ponto visitado.

O projeto, que já contabiliza a participação de 70 mil pessoas, é voltado para adultos e crianças e passa, na medida do possível, por ciclovias e ciclofaixas da cidade.

“Nossa ideia é que o passeio seja inclusivo, por isso prestamos bastante atenção à altimetria dos percursos. Na rota Vila Madalena, por exemplo, os tours são feitos com bicicletas elétricas que facilitam a atividade para pessoas de todas as idades”, explica André Moral, um dos fundadores.

LEIA TAMBÉM: “5 praias do litoral sul da Bahia com acesso apenas de bicicleta ou a pé”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*