Visite o Parque das Neblinas, em São Paulo, sem sair de casa

Parque das Neblinas, em Mogi das Cruzes (foto: Fred Schinke/Flickr-Creative Commons)

Enquanto não chega a tão aguardada hora de colocar os pés para fora de casa e sujar a bota de barro, opções de visitas virtuais vão proliferando nas redes de viajantes em quarentena.

E a gente precisa confessar uma coisa: só de ouvir os remos da canoa tocando as águas calmas do rio Itatinga já deu uma acalmada no espírito aventureiro

No alto da Serra do Mar, em São Paulo, o Parque das Neblinas disponibilizou um amplo material virtual para a gente matar saudade do mundo lá fora com trilhas até cachoeiras, vistas exclusivas de câmeras escondidas, prática de canoagem e até uma playlist com registro de aves para acalmar viajantes entediados dentro de casa.

Em vídeos no canal do Instituto Ecofuturo, responsável pela gestão desse parque nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, é possível ter vista de um dos mirantes dessa área de Mata Atlântica com sete mil hectares, e acompanhar a Trilha da Cachoeira em um vídeo 360º.

VEJA TAMBÉM: “10 lugares incríveis no Brasil para você matar saudade do mundo lá fora”

Parque das Neblinas, em São Paulo (foto: Ecofuturo/Reprodução)

A viagem virtual segue também com uma sequência de sons de aves, captados no próprio parque, e uma playlist dividida por tipos de aves encontradas na vizinha RPPN Botujuru, na Serra do Itapety, em Mogi das Cruzes.

E o nível da tranquilidade da alma sobe mais um ponto.

Mas o mais impressionante das experiências disponibilizadas pelo parque são os registros captados pelas câmeras trap (armadilhas fotográficas), em que é possível ver a passagem de animais como um bando de catetos, uma curiosa irara (parecida à fuinha), uma lontra que parece fazer graça para a câmera e uma onça-parda com filhotes.

LEIA TAMBÉM: “Confira destinos nacionais que os brasileiros ainda não conhecem”

Parque das Neblinas, em São Paulo (foto: Ecofuturo/Reprodução)

SOBRE O PARQUE

A cerca de 115 km de São Paulo, nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, o Parque das Neblinas é reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e é o maior contínuo desse bioma brasileiro.

Ao longo de seus sete mil hectares é possível encontrar cerca de 53 mamíferos, entre eles a desconfiada jaguatirica, mais de 240 espécies de aves e cerca de 70 anfíbios como o sapinho-da-barriga-colorida, descoberto na própria reserva.

Para visitar o parque quando tudo isso passar, a entrada fica no distrito rural de Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes. SAIBA MAIS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*