Retomada do turismo: como destinos, atrações e hotéis estão se preparando

Os números da maior crise sanitária do planeta seguem elevados e ainda é raro ver um brasileiro com cabeça (e orçamento) para cair na estrada.

Ainda assim, destinos nacionais têm se preparado para uma retomada discreta e limitada do turismo, sobretudo por conta da chegada da temporada de inverno e com o anúncio de novos voos domésticos, em junho.

Segundo a IATA, associação internacional que representa 82% do território aéreo global, os voos diários tiveram um aumento de 30%, entre 21 de abril e 27 de maio.

“Os países estão começando a reduzir as restrições de mobilidade, e a confiança nos negócios está mostrando melhorias em mercados como China, Alemanha e Estados Unidos”, define em nota enviada ao Viagem em Pauta, Alexandre de Juniac, diretor-geral e CEO da IATA.

VEJA TAMBÉM: “Confira restrições de voos entre o Brasil e países da América do Sul”

foto: Domínio Público

Em Foz de Iguaçu, a secretaria de turismo informa que, ao reabrir seus atrativos, os empresários devem assinar um termo em que assumirão o compromisso de cumprimento dos protocolos estabelecidos na cidade.

Para a direção do hotel Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, em Santa Catarina, a retomada que espera acontecer no segundo semestre deve ser com viagens mais curtas nos finais de semana e feitas de carro até um raio de 300 km.

VEJA TAMBÉM: “10 roteiros imperdíveis para conhecer perto de São Paulo”

Confira como será a retomada em alguns destinos do Brasil

ATIBAIA
(São Paulo)

Nessa cidade a quase 70 km da capital paulista, o Tauá Resort Atibaia tem reabertura programada para o próximo dia 5 de junho.

O hotel abrirá com apenas 20% de sua capacidade e espaços de lazer como a piscina interna só poderão ser usados com agendamento e limitação de pessoas.

Tauá Resort Atibaia , no interior paulista (foto: Divulgação)

Dono do primeiro parque aquático indoor do Brasil, o hotel terá sistema de purificação nas tubulações e uso de luz ultravioleta de alta intensidade para neutralizar poluentes do ar interno, no parque localizado em uma área de 5 mil m².

Nos quartos serão usadas máquinas de ozônio para desinfecção dos apartamentos e os hóspedes receberão kit com máscara e álcool em gel.

LEIA TAMBÉM: “Portugal reabre atrativos com novo selo de higiene e limpeza”

MARESIAS
(São Paulo)

Esse distrito de São Sebastião, no litoral norte paulista, prevê retomada a partir do próximo dia 15 de junho, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde e protocolos anunciados pelas secretarias locais de saúde.

De acordo com André Teston, presidente da Associação de Pousadas e Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias, “estamos confiantes de que o destino estará pronto para receber os turistas da melhor maneira”.

LEIA TAMBÉM: “Veleiro faz viagem exclusiva entre Ubatuba e Ilhabela, no litoral de São Paulo”

BROTAS
(São Paulo)

Em seu plano gradativo de restabelecimento das atividades, esse destino de ecoturismo do interior paulista retomou o turismo no último dia 1º de junho.

O destino tomou medidas como aferição da temperatura corporal, uso de máscara, instalação de barreira nos balcões de atendimento e higienização intensificada de máquinas de cartão, computadores, telefones e guarda volumes usados por turistas.

Rafting no Rio Jacaré Pepira, em Brotas (foto: Paulo Salles/Divulgação)

Famosa pela prática de atividades aquáticas, Brotas também vê o turismo de aventura com novas regras, como redução da capacidade pela metade e saídas de rafting com no máximo, seis pessoas por bote.

“É um momento de grande expectativa, mas sem deixar de tomar as precauções que as autoridades de saúde recomendam no enfrentamento ao coronavírus”, afirmou em nota o secretário de turismo da cidade, Fábio Pontes.

LEIA TAMBÉM: “9 destinos de São Paulo que ficam distantes até 170 km da capital paulista”

OLÍMPIA
(São Paulo)

Em sua terceira fase de desconfinamento, a Estância Turística de Olímpia ainda não tem data prevista de reabertura para o turismo.

Conhecido pela proliferação de parques aquáticos nos últimos anos, esse destino a 430 km da capital já vê protocolos de segurança sanitária sendo anunciados, como o do Complexo Turístico Hot Beach Olímpia.

Segundo a assessoria do estabelecimento, o manual prevê uma série de procedimentos como reabertura com 30% da capacidade total do parque aquático Hot Beach, medição da temperatura corporal e substituição do buffet pelo sistema à la carte.

Já os apartamentos dos resorts terão, entre outras medidas de segurança, higienização com nebulização, quarentena dos quartos e tapete sanitizante nos elevadores.

VEJA TAMBÉM: “Visite o Parque das Neblinas, em São Paulo, sem sair de casa”

MONTE VERDE
(Minas Gerais)

Pousada em Monte Verde (foto: MOVE/Divulgação)

Neste distrito do município de Camanducaia, o retorno estava previsto para hoje (4 de junho).

Conforme informou a MOVE, agência responsável pelo desenvolvimento sustentável de Monte Verde, pousada e hotéis voltam a operar com até 40% da capacidade, porém com áreas de lazer fechadas.

A agência informou também que desde 1º de junho, bares, restaurantes e lojas da região funcionam com restrições.

ARRAIAL D’AJUDA
(Bahia)
Com abertura prevista para setembro, o hotel boutique Maitei tem apostado no uso privativo da Casa Maitei, residência da família da proprietária, na Praia de Araçaípe.

Com uma área de 5 mil m², o local, que conta com duas casas e piscina com vista para o mar, se prepara para hospedagens para grupos fechados e eventos privativos como cerimônias de casamento.

SAIBA MAIS: “Hotel no sul da Bahia tem parapente nas falésias e consulta com pai de santo”

CHAPADA DAS MESAS
(Maranhão)

Em depoimento para o Viagem em Pauta, o secretário de turismo de Carolina, principal porta de entrada para o destino, informou que foi criado um aplicativo para auxiliar empresas turísticas na gestão dasssssss tarefas de segurança sanitária.

Leonardus Borges lembra que um dos pontos fortes do serviço é o consultor virtual que avisará o responsável da empresa sobre o momento certo para a realização de determinada ação.

O secretário destacou também as áreas em que a plataforma atuará, como orientação para aquisição de equipamentos e insumos, informações sobre adequação física dos ambientes, e orientação ao cliente.

Poço Azul, em Riachão, na Chapada das Mesas, Maranhão (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “O que fazer na Chapada das Mesas, destino ainda desconhecido do Maranhão”

FERNANDO DE NORONHA
(Pernambuco)

Depois de idas e vindas no controle do coronavírus, o arquipélago voltou a abrir suas praias para moradores, no último dia 25 de maio.

Porém o acesso está sujeito a regras como atividades físicas e náuticas (individuais), e prática de esportes com grupos de até quatro pessoas.

VEJA TAMBÉM: “Fernando de Noronha para mãos de vaca: dicas para economizar”

De acordo com a Administração de Fernando de Noronha, “ainda estão proibidas aglomerações com mais de cinco pessoas”.

Com 18 casos em investigação e outros dois em isolamento domiciliar, o destino ainda não tem data para voltar a receber turistas, cujo último grupo deixou a ilha em 21 de março.

Morro Dois Irmãos (foto: Eduardo Vessoni)

LEIA TAMBÉM: “Fernando de Noronha, a Ilha Maldita”

FOZ DO IGUAÇU
(Paraná)

Prevista para o próximo dia 10 de junho, a reabertura dos atrativos deverá seguir protocolos sanitários comuns.

Segundo informou a secretaria de turismo local, as medidas incluem máscaras faciais, uso de tapete sanitizante, disponibilização de álcool gel e distanciamento social de dois metros em filas e limitação em 30% da capacidade.

foto: Secretaria de Turismo de Foz de Iguaçu/Divulgação

Já o setor hoteleiro prevê também medição de temperatura, aplicação de questionário aos hóspedes, limpeza constante de objetos e superfícies, fornecimento de EPI para colaboradores, e substituição e higienização das capas de proteção de colchões e travesseiros, a cada troca de hóspede.

Depois de 81 dias sem funcionar, o Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort reabre com quantidade reduzida e intervalo de 24 horas nos apartamentos.

GOVERNADOR CELSO RAMOS
(Santa Catarina)

Com 29 casos confirmados de Covid-19, a prefeitura local afirma que esse destino catarinense, na microrregião de Florianópolis, “está no caminho da estabilização de casos”.

Ponta dos Ganchos Resort, na microrregião de Florianópolis (foto: Divulgação)

O exclusivíssimo Ponta dos Ganchos Resort pretende voltar a receber hóspedes a partir do dia 1° de agosto e aposta nas mini-estadias de até três noites de hospedagem, aliadas a roteiros personalizados.

Situado em uma península privativa, o Ponta dos Ganchos é conhecido pela privacidade de seus 25 bangalôs de 80 a 310 m².

IRETAMA
(Paraná)
Conhecido por suas águas termais, esse destino do centro-oeste paranaense tem o Jurema Águas Quentes como um dos principais atrativos.

De acordo com a assessoria desse complexo hoteleiro, a retomada será gradual, a partir da abertura de um dos seus hotéis em julho.

O check-in será totalmente online e os veículos dos hóspedes passarão por assepsia de pneus. Já os restaurantes devem funcionar com horários pré estabelecidos de refeições.

SERRA GAÚCHA
(Rio Grande do Sul)

Um dos primeiros atrativos a declarar o retorno dos serviços foi o Bondinhos Aéreos, em Canela.

Bondinhos aéreos de Canela, na Serra Gaúcha (foto: Eduardo Vessoni)

Em 5 de junho, os ônibus panorâmicos de Gramado e Canela voltam a operar com capacidade reduzida de 50%, de sexta a domingo, em junho, e de quinta a domingo, em julho.

Entre as medidas de segurança estão uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura corporal no embarque, limpeza geral ao final de rota e sanitizantes nas portas de acesso.

VEJA TAMBÉM: “6 experiências imperdíveis no Rio Grande do Sul”

1 Comentário

  1. Eu concordo que o mundo não pode parar , mas confesso que tenho medo de tudo isso, pelo fato de que se já tá ruim imagine turistando por aí, a liberdade é maravilhosa mas acho que se vamos sair por aí nesse momento , não é liberdade e sim nescessidade de ser feliz , como vamos conhecer novos lugares sentindo medo, eu me questiono muitas vezes, porque sim quero mais que nunca colocar o pé na estrada e sim é o que mais amamos fazer, tomara que tudo se resolva para podermos aproveitar nossa liberdade !

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*