mundo do turismo, um dos setores mais afetados pela pandemia de coronavírus, ainda segue a passos lentos e a retomada é um tema incerto (e muitas vezes, desaconselhado).
Ainda assim, teve viajante que não deixou de cair na estrada, seja por necessidade ou para matar saudade do mundo lá fora.
Recentemente, a ClickBus, plataforma de venda online de passagens rodoviárias, listou os dez destinos mais buscados pelos brasileiros, em viagens realizadas nesse período atípico.

VEJA TAMBÉM: “Com medo e desconfiado, brasileiro ainda deve demorar para viajar”
Com cerca de 150 empresas e mais de quatro mil destinos disponíveis em seu portfólio, a empresa divulgou levantamento que apresenta as rotas mais procuradas nas compras feitas pelo site ou aplicativo.
Segundo dados enviados ao Viagem em Pauta, as rotas saindo de/para as principais capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, foram as mais vendidas desde o início da pandemia declarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 11 de março.
Outro dado curioso é que, em todos os casos, as viagens foram feitas em trechos curtos, como São Paulo-Campinas (1h30) ou Goiânia-Brasília (3h30).
A rota mais longa levantada pela ClickBus foi o trecho São Paulo-Vitória (ES), uma viagem de 14h35.
É seguro viajar de ônibus?
Em parceria com a ClickBus, empresas de ônibus lançaram o Selo de Segurança Reforçada, uma série de medidas de segurança criadas a partir das recomendações do Ministério do Turismo e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Desde 4 de maio, de acordo com decretos em diversos estados brasileiros, é obrigatório o uso de máscara nos transportes coletivos interestadual e intermunicipal.
Nas rodoviárias estão sendo realizadas medição de temperatura nos passageiros e exigidos os usos de máscaras de proteção e álcool gel.

Ainda segundo os protocolos adotados, o ar-condicionado dos ônibus deve ser limpo constantemente (a frequência não foi informada pela empresa) e a limpeza pré-viagem deve ser visível.
Em todas as etapas da viagem, motoristas devem viajar sempre com máscaras de proteção e o processo de deslocamento, do embarque ao desembarque no destino final, deve evitar ao máximo o contato físico. Para isso é recomendado o uso de passagens eletrônicas (e-ticket).
De acordo com a ClickBus, durante a pandemia, as empresas de ônibus tiveram um aumento de 40% na digitalização de seus serviços.
As 10 viagens de ônibus mais buscadas durante a pandemia
– São Paulo – Rio de Janeiro (tempo aproximado de viagem: 6h30) |
– Rio de Janeiro – São Paulo (6h30) |
– São Paulo – Curitiba (6h10) |
– São Paulo – Vitória (14h35) |
– Brasília – Goiânia (3h30) |
– Curitiba – São Paulo (6h10) |
– Goiânia – Brasília (3h30) |
– Rio de Janeiro – Vitória (8h30) |
– São Paulo – Campinas (1h30) |
– São Paulo – Ribeirão Preto (4h30) |

LEIA TAMBÉM: “No pós-pandemia, Nordeste é preferência dos brasileiros: veja destinos diferentões”
Seja o primeiro a comentar