Conheça o Museu do Café, em Santos (SP)

D

esde que foi aberto, há mais de duas décadas, o Museu do Café é um dos endereços turísticos mais visitados de Santos, no litoral sul paulista.

Mais do que espaço de pesquisa e documentação da bebida mais popular do Brasil, cujos grãos nacionais já chegaram a representar 75% da produção mundial, o museu é uma viagem visual e sensorial pelo mundo do café, através de objetos, documentos e recursos audiovisuais.

Além de exposições temporárias e permanentes dedicadas ao assunto, o Museu do Café abre suas portas para que o visitante conheça o belo Salão do Pregão, onde eram realizadas as negociações das sacas de café, e salas temáticas, como as dedicadas às fazendas paulistas e à publicidade cafeeira.

Uma das experiências mais simpáticas é o Centro de Preparação de Café (CPC), um espaço para cursos de baristas, oficinas e até atividades práticas para o visitante ser um especialista em café por um dia.

LEIA TAMBÉM: “Aventura com arte: o que fazer em Cunha (SP)”

VEJA VÍDEO

LEIA TAMBÉM: “São Paulo: 10 destinos turísticos para conhecer perto de casa”

O Museu do Café fica no edifício da Bolsa Oficial do Café, inaugurado em 1922 com o objetivo de centralizar e organizar as operações cafeeiras da época.

Símbolo do ciclo do café e tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2012, essa construção de estilo arquitetônico eclético passará por um serviço de recuperação e manutenção das fachadas.

O investimento de quase R$ 3 milhões provém de recursos do Ministério Público de São Paulo e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Fachada da Bolsa Oficial do Café, em Santos (foto: IPHAN/Divulgação)

O trabalho, que tem projeto executivo das obras aprovado pelo IPHAN, é considerado “a intervenção mais significativa no edifício desde o restauro integral realizado em 1997, que resultou na implantação do Museu do Café”.

Por meio de nota enviada ao Viagem em Pauta pela assessoria de comunicação do Iphan, o instituto informou que a recuperação contemplará a Torre do Relógio e todas as fachadas do edifício, localizado nas ruas XV de Novembro, Frei Gaspar e Tuiuti.

Porém as intervenções, que devem seguir até maio do ano que vem, não impedirão as visitas ao museu, que acontecerão de quinta a domingo, das 11h às 17h.

LEIA TAMBÉM: “Veleiro faz viagem exclusiva entre Ubatuba e Ilhabela, no litoral de São Paulo”

VEJA FOTOS

VEJA TAMBÉM: “Cinco fazendas históricas do interior de São Paulo que valem a visita”

[stextbox id=”servico”]

SAIBA MAIS

Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico de Santos (SP)
tel.: (13) 3213-1750
de quinta a domingo, das 11h às 17h
ingresso: R$ 10 (grátis aos sábados)
www.museudocafe.org.br

[/stextbox]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*