Goethe (e outros clássicos da literatura mundial) ganha versão em quadrinhos

N

apoleão Bonaparte não gostou do final trágico do protagonista. “Não é natural”, teria dito o então imperador francês ao autor do famoso “Os sofrimentos do jovem Werther”, de Johann Wolfgang von Goethe.

Para o naturalista Alexander von Humboldt, com quem Goethe passava dias conversando sobre ciências naturais, a obra lhe causava nostalgias.

Opiniões divergentes à parte, o certo é que o romance autobiográfico de 1774, uma das primeiras obras do autor de ‘Fausto’, não só inaugura o Romantismo alemão como é também um dos clássicos da literatura mundial.

foto: Editora Peirópolis/Divulgação

VEJA TAMBÉM: “Livros para viajar: 5 títulos para crianças grandes (ou adultos viajantes)”

Essa e outras obras fazem parte da coleção “Clássicos em HQ” que a Peirópolis tem lançado com quadrinização de clássicos da literatura mundial.

Para Renata Farhat Borges, diretora da editora, quadrinizar por imagens é como fazer uma atualização de uma obra original, através de uma busca de referências imagéticas no repertório cultural atual.

“É como causar no leitor um reconhecimento daquela estrutura literária”

Renata Farhat Borges

“Os sofrimentos do jovem Werther” em quadrinhos é um belo registro visual a partir de pesquisas sobre as modas e costumes da época, em que o ilustrador e professor de desenho Daniel Gisé se baseia na Teoria das Cores, sobre a qual o próprio Goethe estudou, em 1810, o efeito das cores no ser humano.

“Para mim é essencial ter contato com obras de outras épocas, é enriquecedor em termos de estética, visão de mundo e autoconhecimento”, descreve Gisé que, na época do seu primeiro contato com a obra, “vivia angústias parecidas com as do personagem”.

 

LEIA TAMBÉM: “Livro infantil bilíngue, em português e xhosa, é viagem pela África do Sul”

Outros clássicos

Lançada em 2005, com uma adaptação de Caco Galhardo para Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, a coleção “Clássicos em HQ” é a tradução visual de livros que, embora reconhecidos mundialmente, nem sempre fazem parte dos hábitos de leitura, seja pela extensão ou pela complexidade das obras.

Assim como lembra a editora, um dos critérios é manter textos originários da obra literária matriz, a partir de traduções consagradas em português.

imagem: Editora Peirópolis/Divulgação

Recentemente, a Peirópoilis lançou “Anos Velados”, biografia em dois volumes da polêmica Madame Blavatsky, resultado de uma extensa pesquisa de três anos feita pelo escritor e ilustrador italiano Piero Bagnariol.

Entre os preferidos do editor do Viagem em Pauta, valem destacar o sombrio “O Corvo”, adaptação de Luciano Irrthum para o poema homônimo de Edgar Allan Poe, e o belo “Macunaíma”, a primeira quadrinização desse clássico modernista de Mário de Andrade, assinada por Angelo Abu e Dan X.

Download grátis

Não é raro ser surpreendido por campanhas frequentes em que a própria Peirópolis disponibiliza eBooks da editora para download gratuito.

Para celebrar o Dia da Natureza, comemorado no último dia 4 de outubro, quadrinhos infanto-juvenis que tenham o meio ambiente como cenário forma disponibilizados até o dia 10, por um período de 24 horas, em sites como Amazon, Google Play e iBooks.

Em outubro, por conta do Dia do Professor, o clássico “Odisseia” de Homero terá também sua versão em quadrinhos disponível para download grátis. SAIBA MAIS

trecho da HQ ‘Macunaíma’ (imagem: Editora Peirópolis/Divulgação)

SAIBA MAIS: “Editora disponibiliza download grátis de histórias em quadrinhos”

SERVIÇO
“Os sofrimentos do jovem Werther” (versão em HQ)
J. W. Goethe por Daniel Gisé
64 páginas
preço sugerido: R$ 49
www.editorapeiropolis.com.br

*Este é um post espontâneo do editor do Viagem em Pauta e não tem nenhum vínculo editorial ou comercial com a editora.

3 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*