Única plantação de chá na Europa tem origem em sementes do Rio de Janeiro

Espécie de versão selvagem de Portugal, o arquipélago dos Açores abriga a mais antiga e a única plantação de chá de toda a Europa.

Isolado no Atlântico Norte, formando um triângulo imaginário entre o Velho Continente e a África, esse conjunto de nove ilhas é endereço da Gorreana, empresa que, desde 1883, produz chá.

Colhido entre abril e setembro, os tradicionais chás pretos e verdes da Gorreana são considerados a mais antiga e, atualmente, a única plantação de chá de todo o continente.

foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM: “Conheça o Museu do Café, em Santos (SP)”

Plantados sem o uso de produtos químicos, o chá local é considerado 100% orgânico, pois as pragas comuns das plantações de camellia sinensis não sobreviveriam no clima vulcânico da ilha.

Localizada na ilha de São Miguel, o local recebe visitantes com atividades como museu e visita às plantações de chá. Na fábrica, também aberta ao público, é possível conhecer a máquina Marshall de 1840, ainda em pleno funcionamento.

A Gorreana fica em uma área de 32 hectares, onde são produzidas cerca de 33 toneladas de chá, anualmente, e exportadas para países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Áustria, França, Angola e Japão.

Chá Gorreana, nos Açores, em Portugal (foto: Wikimedia Commons)

LEIA TAMBÉM: “Ilha da Madeira: a versão inusitada de Portugal”

Português carioca

Curiosamente, o chá dos foi introduzido no arquipélago por volta de 1820, cuja primeira plantação de São Miguel teve origem com sementes trazidas do Rio de Janeiro, Brasil, onde o local Jacinto Leite chegou a exercer o cargo de comandante da guarda-real na corte de D. João VI.

Na década de 50 daquele mesmo século, a produção local já contava com 250 toneladas anuais, colhidas em uma área de 300 hectares.

Para você ter uma ideia de seu isolamento, o território português mais próximo dali é a Ilha da Madeira, outro arquipélago luso, a cerca de 1.200 km e a 600 km da costa africana.

Grutas de São Vicente, na Ilha da Madeira (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “Terra natal de Cristiano Ronaldo, Ilha da Madeira tem atrações inusitadas”

* fontes: Gorreana e Visit Portugal

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*