Pelé, 80 anos: Kobra faz mural em homenagem ao jogador, em Santos

Próximo de completar 80 anos nessa sexta-feira, 23 de outubro, Pelé acaba de ganhar um de seus maiores presentes, literalmente.

O muralista brasileiro Eduardo Kobra entregou no último domingo, 18 de outubro, sua mais nova criação: um mural com 800 m², em Santos, no litoral sul paulista.

Após uma pesquisa de dois meses e ao longo de outros 45 dias de trabalho, Kobra e uma equipe de quatro pessoas passaram escondidos sob telas de proteção para não estragarem a surpresa até sua finalização no final de semana passada.

Assim como explica Kobra em nota enviada ao Viagem em Pauta, o mural em homenagem ao Rei foi feito a partir de pesquisas históricas, iconográficas e de suas próprias memórias afetivas. Foram mais de 30 desenhos, “buscando o equilíbrio certo entre as cenas, o uso correto de cores e preto e branco e o respeito e valorização da cultura e da história de Santos”.

foto: Felipe Del Valle/Divulgação

“É um gênio, considerado o maior atleta do século 20, mas também um ícone pop”

Eduardo Kobra

A obra “Coração Santista”, aberta ao público em frente ao Mercado de Peixe, na Ponta da Praia, ocupa o interior de quatro arcos das muretas de Santos, dividida em cenas icônicas da cidade.

A primeira destaca a bela fachada da Bolsa do Café, um dos edifícios mais famosos de Santos, seguida de outro símbolo local, o Bonde da Cidade. Nos arcos seguintes, é possível ver também o jogador homenageado e, ao lado, o Porto de Santos.

SAIBA MAIS: “Conheça o Museu do Café, em Santos”

Mural “Coração Santista”, em homenagem a Pelé, em Santos (foto: Martim Lima/Divulgação)

Considerado pela FIFA um dos melhores jogadores do século, Pelé é uma das referências esportivas de Kobra, cuja obra mais recente foi a concretização de um sonho antigo desse artista urbano que começou no bairro do Campo Limpo, em São Paulo, em 1987.

“[Pelé] Tornou-se o maior símbolo de brasilidade no mundo. Em todos os cerca de 35 países onde pintei, a primeira coisa que dizem quando sabem que sou brasileiro é ‘Pelé’, conta o artista.

Um dos últimos trabalhos de Kobra foi lançado em maio deste ano, quando o muralista homenageou outro ídolo do esporte: Ayrton Senna.

Localizada no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, a obra tem 27 metros de altura por 10 metros de largura e foi mostrada ao público no mês de aniversário de 80 anos do local.

Aos 45 anos de idade, Eduardo Kobra já fez murais em 35 países, aproximadamente, em cidades da Estados Unidos, Europa, Emirados Árabes Unidos, Ásia e Polinésia Francesa.

SAIBA MAIS: “Eduardo Kobra faz mural em homenagem a Senna, no aniversário de Interlagos”

CONFIRA FOTOS

SAIBA MAIS

Mural “Coração Santista”
Praça Gago Coutinho, s/n / em frente ao Mercado de Peixe (Ponta da Praia-Santos)

www.eduardokobra.com

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*