LATAM cria robô para limpeza das aeronaves com luz ultravioleta

Criado pela LATAM e testado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), esse protótipo de robô higieniza as superfícies internas dos aviões com luz ultravioleta (UV) e garante eliminar até 99,9% dos vírus e bactérias a bordo.

“Em meio a pandemia de COVID-19, estamos alcançando um novo patamar de higiene nas viagens aéreas com um projeto inovador e pioneiro na América Latina”, explica Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Airlines Brasil, em nota enviada para o Viagem em Pauta.

O equipamento atuará de forma autônoma e permanecerá a bordo entre 17 e 35 minutos, de acordo com o tamanho da aeronave, cujas superfícies serão expostas à luz ultravioleta tipo C.

foto: Divulgação

VEJA TAMBÉM: “No pós-pandemia, Nordeste é preferência dos brasileiros: veja destinos diferentões”

De acordo com a LATAM, o procedimento será realizado inicialmente durante o pernoite dos aviões no aeroporto de São Paulo/Guarulhos, estendendo-se para outros destinos, nos próximos meses.

A companhia informou também que todos os demais processos de higienização das aeronaves serão mantidos, incluindo a limpeza manual dos pontos de contato frequentes do passageiro, como maçanetas, vasos sanitários, apoios de braços, cintos, telas, interruptores, bolsões dos assentos, janelas e bandejas.

Outra procedimento que será mantido é a sanitização proativa de toda a cabine com o uso de desinfetante de quaternário de amônio, álcool 70% e outros materiais indicados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM: “10 lugares incríveis no Brasil para você matar saudade do mundo lá fora”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*