3 praias isoladas no Guarujá, em São Paulo

A 85 km da capital paulista, o Guarujá é um dos destinos mais procurados do litoral sul de São Paulo.

Mas ao longo de seus 22 km de litoral e 27 praias, a antiga “Pérola do Atlântico” também guarda destinos escondidos com acesso apenas por trilhas ou pelo mar, e baixa frequência de banhistas, durante a semana.

(foto: Guarujá Convention & Visitors Bureau/Divulgação)

VEJA TAMBÉM: “Explore as praias selvagens do litoral de São Paulo”

Conhecida também como Prainha, na divisa de Guarujá com Bertioga, a Praia Branca é acessada por uma trilha bem sinalizada de 20 minutos e com baixa dificuldade. O nome do atrativo é uma referência aos tons claros de sua areia, ao longo de cerca de 1,3 km de extensão.

O local, que ainda abriga uma antiga vila caiçara, é considerado um dos trechos mais preservados da Mata Atlântica e é dividido em dois setores: lado esquerdo, cujas ondas fortes atraem surfistas, e o canto direito, com mar calmo e ideal para famílias com crianças.

A 800 metros dali fica a pequena Praia Preta. Essa faixa com 200 metros de extensão é acessada por uma trilha de nível moderado que leva a essa pequena praia de areias mais escuras e litoral semideserto.

Considerada uma das mais isolados do Guarujá, essa praia tem mar de águas agitadas e acesso difícil. A alternativa é chegar pelo mar, via Bertioga.

Também sem muvuca, Camburi é procurada pela prática de surfe e banhos de rio ou cachoeira.

O acesso a essa faixa estreita de 400 metros de extensão se dá por trilha, a partir da Praia Preta.

Praia do Tombo, no Guarujá (foto: Eduardo Vessoni)

Bandeira Azul

Na temporada 2020/2021, o Guarujá é o único destino litorâneo de São Paulo, de um total de 18 faixas de areia em todo o Brasil, que abriga uma praia com selo Bandeira Azul.

De areia fofa e ondas fortes, a Praia do Tombo é um dos atrativos com o selo internacional que certifica águas doces e marinhas do mundo que cumprem critérios de preservação e educação ambientais.

Isso significa dizer que o local deve apresentar excelente qualidade da água (não basta ser apenas “própria”), possuir serviço constante de limpeza (inclusive com estrutura para reciclados) e contar com atividades de educação ambiental para os usuários.

Para garantir a certificação, as praias devem seguir também outras regras como o incentivo ao uso de transporte sustentável (ciclovia, transporte coletivo público e via para pedestres), e entrada proibida de animais domésticos.

Desenvolvido pela FEE (Foundation for Environmental Education), com membros em 77 países e considerada a maior organização mundial de educação ambiental, o programa Bandeira Azul é representado no Brasil pela IAR (Instituto Ambientes em Rede), ONG sediada em Florianópolis (SC) e com foco na sustentabilidade e no meio ambiente.

LEIA MAIS: “Conheça as praias brasileiras com selo Bandeira Azul”

* parte deste conteúdo foi criado pelo Delphin Hotel Guarujá e não tem nenhum vínculo comercial ou editorial com o Viagem em Pauta

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*