Piscinas naturais da Paraíba

Os mesmos arrecifes que um dia impediram a entrada de navios europeus, isolando a cidade durante a colonização local, são responsáveis agora por alguns dos atrativos mais procurados de João Pessoa.

Durante a maré baixa, piscinas naturais se formam a poucos quilômetros da costa da Paraíba e podem ser acessadas sem muito esforço.

A mais popular delas é a de Picãozinho, cujas embarcações saem da Praia de Tambaú, a um quilômetro dali. O passeio tem duração de 3 horas, aproximadamente, e pode ser combinado com atividades marinhas como observação de fauna e mergulhos com cilindro ou snorkel.


CONFIRA FOTOS

VEJA TAMBÉM: “De dentro para fora: conheça as praias da Paraíba”

As opções para ver aqueles aquários a céu aberto seguem na Praia do Seixas, com saídas da vizinha Praia da Penha, e na bela Areia Vermelha, onde esse banco de areias avermelhadas se isola a dois quilômetros da costa, em Cabedelo, município da Região Metropolitana de João Pessoa.

Areia Vermelha, no município de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa (foto: Cacio Murilo/PBTur)

Já a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas, é um dos endereços mais visitados da capital, sobretudo por conta das piscinas naturais que se formam na maré baixa.

A 14 km do centro de João Pessoa, o local é o endereço brasileiro em que o Sol nasce primeiro, onde dá para vê-lo do alto de um mirante sobre uma falésia.

LEIA TAMBÉM: “No pós-pandemia, Nordeste é preferência dos brasileiros: veja destinos diferentões”

Mais ao sul

No sul da Paraíba ficam praias famosas em municípios como Conde, cujo endereço mais popular é Tambaba, conhecida como a primeira praia de naturismo do Nordeste. SAIBA MAIS

Já no extremo sul do estado, no limite com Pernambuco, a desconhecida Pitimbu tem a maior orla de todo o litoral paraibano, a 65 km de João Pessoa.

Considerado um dos mais novos destinos turísticos da costa paraibana, Pitimbu tem 26 km de praias, 13 praias e quatro estuários.

Estuário do Graú, em Pitimbu, na Paraíba (foto: Eduardo Vessoni)

“Por passar tanto tempo despercebido, tem muitos lugares preservados em Pitimbu. É uma paisagem ainda intocada”, explica Francisco Pinheiro, secretário de Turismo e Meio Ambiente da cidade.

E no caso de Pitimbu, isso significa almoçar em piscinas naturais, fazer passeios de quadriciclo por praias isoladas, caminhar em mirantes sobre falésias avermelhadas e ter um destino, praticamente, só para você.

LEIA TAMBÉM: “Pitimbu é a nova aposta do litoral da Paraíba”

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*