De cachoeiras a parques nacionais: o que fazer em Goiás

E

m pleno centro-oeste do Brasil, Goiás não tem praias, muito menos aqueles atrativos cobiçados de fama nacional (a exceção talvez sejam as águas quentes de um dos empreendimentos de maior sucesso no país).

Mas isso pouco importa.

Por ali, sobram opções inusitadas na hora de fazer turismo em um dos estados brasileiros mais diversificados, com um dos maiores complexos de cavernas da América Latina, acampamento entre cânions do Rio Araguaia e até um parque nacional para ver animais silvestres sem muito esforço.

CONFIRA ATRAÇÕES

PARQUES

Chapada dos Veadeiros

Morro da Baleia (foto: Eduardo Vessoni)

Na Região Turística da Chapada dos Veadeiros, são cinco municípios (Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Teresina de Goiás, São João d’Aliança e Cavalcante).

Parque Nacional das Emas

PN das Emas (foto: Eduardo Vessoni)

Entre os municípios de Mineiros e Chapadão do Céu, no sudoeste goiano, essa área de 132 mil hectares pode ser visitada em safáris a pé, de carro e até de bicicleta. VEJA VÍDEO

Pq. Est. de Caldas Novas

PE Serra de Caldas Novas (foto: Eduardo Vessoni)

Primeiro parque estadual de Goiás, na serra entre Caldas Novas e Rio Quente, é dali que vêm as famosas águas, naturalmente, aquecidas da região. SAIBA MAIS

ÁGUAS DOCES

Águas quentes

Hot Park (foto: Eduardo Vessoni)

A região das Águas Quentes é endereço do maior lençol hidrotermal do planeta e abriga destinos como Caldas Novas e Rio Quente.

É ali que o visitante conhece o maior rio de águas quentes do mundo e visita a maior praia artificial de águas quentes correntes, no maior parque aquático da América do Sul.

Rio Araguaia

Praia no Rio Araguaia, em Aruanã, Goiás (foto: Eduardo Vessoni)

Na temporada de vazão, entre julho e outubro, esse rio é responsável pela formação de praias de águas doce, no oeste de Goiás.

Uma das experiências mais impactantes são os cânions do Araguaia, em Baliza, próximo a Ribeirãozinho, no Mato Grosso.

Mambaí

Cachoeira do Funil, em Mambaí (foto: Eduardo Vessoni)

No extremo nordeste de Goiás, a 357 km de Brasília, o município ainda é pouco conhecido, inclusive entre os próprios goianos.

O destino tem mais de 200 cavernas, trilhas em corredores naturais que dão acesso a cachoeiras e até uma tirolesa a mais de 100 metros que sobrevoa um cânion. SAIBA MAIS

OUTROS DESTINOS

Cidade de Goiás

Vista da fachada do Museu Casa Cora Coralina, na Cidade de Goiás (foto: Eduardo Vessoni)

Patrimônio histórico pela Unesco e uma das mais belas do estado, a cidade é famosa por abrigar o Museu Casa de Cora Coralina, dedicada a essa poetisa que nasceu e morreu nesse destino a 140 km de Goiânia.

Terra Ronca

Entrada para a Lapa da Angélica, em Terra Ronca, Goiás (foto: Eduardo Vessoni)

No extremo nordeste de Goiás, a região é cenário de uma das experiências de aventura mais fascinantes do estado, endereço de cerca de 300 cavernas. SAIBA MAIS

Vale Encantado

Trilha do Vale Encantado, em Goiás (foto: Eduardo Vessoni)

A sensação é como a de estar em um complexo aquático de piscinas naturais interligadas por veios que rasgam rochas de aspectos lunares. E é só chegar na primeira para a gente entender que o título não é exagerado. SAIBA MAIS

VEJA VÍDEOS

1 Comentário

  1. Goiás tem lugares incríveis, principalmente para quem gosta de curtir a natureza…Em Mambaí,depois das cachoeiras um almoço”na roça” preparado por moradores na forma caipira é tudo de bom”…

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*