Lagoa da Coca Cola é uma das atrações inusitadas do Rio Grande do Norte

Natal ainda é o destino mais procurado pelos viajantes que desembarcam no Rio Grande do Norte, seguido por Pipa e São Miguel do Gostoso.

Mas a poucos quilômetros da capital potiguar é possível encontrar algumas das experiências mais inusitadas do litoral do Nordeste.

Localizado na esquina do continente, onde o vento faz a curva, o Rio Grande do Norte é dono de uma costa de 410 km de extensão, onde é possível almoçar no mangue, caminhar entre bancos de areia rodeados por piscinas naturais, ficar em uma típica casa sertaneja, em pleno litoral, e até nadar em uma lagoa com águas de tons que lembram Coca Cola.

E assim, entre cenários isolados e cidades mais turísticas, a região é daqueles destinos que reúnem todas as possibilidades em um mesmo lugar.

VEJA FOTOS

Confira a seleção de experiências curiosas no Rio Grande do Norte:

LAGOAS ENTRE DUNAS DE AREIA

Final de tarde sobre a Duna do André, um dos clássicos da região de Galinhos (foto: Eduardo Vessoni)
Final de tarde sobre a Duna do André, um dos clássicos da região de Galinhos (foto: Eduardo Vessoni)

Isolados em uma península estreita, entre as águas mansas do rio Aratuá e o mar, Galos e Galinhos são destinos da região oeste potiguar que abrigam uma geografia exagerada que conseguiu reunir em um mesmo endereço a típica vegetação da caatinga, dunas móveis, falésias, mangue, imensas salinas e extensas faixas isoladas de areia (ou em outras palavras, praias desertas só para você).

O destino não tem acesso para carros (exceto os 4×4), que devem ficar estacionados em um estacionamento em Pratagil, de onde saem as embarcações de madeira que levam os visitantes até a península.

LEIA TAMBÉM:
10 motivos para visitar a desconhecida Galinhos, no Rio Grande do Norte”

ALMOÇO NO MANGUE

O falante Jr. Tubarão é responsável pelo Passeio Ecológico, uma viagem a bordo de uma embarcação de madeira que percorre mangues, lagoas e praias isoladas, em Galos e Galinhos.

Kitesurfe em Galinhos (foto: Eduardo Vessoni)

Conhecido como o sushiman do manguezal, Tubarão realiza captura de ostras e prepara a refeição da tripulação, ali mesmo, dentro do barco.

No cardápio tem ceviche com peixe cortado na hora e servido com salada de batata-doce e cebolas em fatias finas; sashimi com pescada branca; e drinques feitos com uísque no coco verde e caipiostra, caipirinha com duas ou três ostras vivas dentro da bebida feita com vodca.

SAIBA MAIS: “Galinhos: o Rio Grande do Norte que passa devagar”

PISCINAS EM ALTO MAR

Localizados a 60 km ao norte de Natal, os parrachos de Maracajaú são um dos cenários mais impressionantes da costa litorânea potiguar, formado por uma barreira de corais, a 7 km da costa.

Vista aérea dos parrachos de Maracajaú, no litoral do Rio Grande do Norte (foto: Corais de Maracajaú/Divulgação)
Vista aérea dos parrachos de Maracajaú, no litoral do Rio Grande do Norte (foto: Corais de Maracajaú/Divulgação)

Tímidas e escondidas, ao longo do dia, aquelas formações naturais se transformam em piscinas naturais em alto mar, quando a maré baixa pela manhã, chegando a atingir níveis inocentes até para quem não tem intimidade com a água.

Com profundidade que varia de um a três metros (daí a origem do nome que significa “rasteiro” ou “de pouca altura”), o atrativo é rodeado por um cordão com 13 km² de corais, onde é possível chegar de catamarã para realizar banhos em alto mar.

LEIA TAMBÉM:
“Maracajaú: piscinas em alto mar, no litoral do Rio Grande do Norte”

LAGOA DA COCA COLA

Lagoa da Coca Cola (foto: Eduardo Vessoni)
Lagoa da Coca Cola (foto: Eduardo Vessoni)

Localizada no litoral sul do Rio Grande do Norte, a pouco menos de 100 km de Natal, a cidade de Baía Formosa abriga a maior reserva de Mata Atlântica do estado e é endereço de uma das atrações naturais mais inusitadas da região.

A Lagoa da Coca-Cola, na Mata da Estrela, recebe esse nome por conta de suas águas escuras, devido ao solo rico em iodo e ferro, e à pigmentação das raízes das árvores.

Originalmente conhecida como Lagoa da Araraquara, a atração é procurada pelos que acreditam que suas águas curam e rejuvenescem.

VEJA FOTOS

legendas
1. Marinelson Almeida/Flickr-Creative Commons
2. Caninde Soares/MTur
3. Marinelson Almeida/Flickr-Creative Commons
4. Eduardo Vessoni
5. Isabella Guedes/Flickr-Creative Commons
6. Marinelson Almeida/Flickr-Creative Commons

POUSADA COM DECORAÇÃO DO SERTÃO

Localizada em São Miguel do Gostoso, a 110 km de Natal, a Pousada Casa de Taipa seria apenas mais um hotel boutique com poucos quartos se não fosse sua decoração.

Idealizada por três amigos que largaram seus trabalhos para investir no negócio, a pousada é inspirada no povo nordestino, aquele lá do sertão, e abriga o Museu Casa de Taipa com objetos originais doados pela população local.

Interior de um dos quartos da Pousada Casa de Taipa, em São Miguel do Gostoso (foto: Eduardo Vessoni)

Nos quartos, o artesão Marlos Camilo, um dos proprietários, rebocou as paredes externas imitando taipa e o artista Kiko pintou a cabeceira das camas com desenhos de massa acrílica inspirados em histórias do Nordeste como a obra “Suspiro da Baleia”.

SAIBA MAIS:
“Pousada em São Miguel do Gostoso é inspirada na geografia do sertão”

CAVALOS NA PRAIA

São Miguel do Gostoso é endereço também de tranquilas cavalgadas, em praias locais.

foto: Eduardo Vessoni
foto: Eduardo Vessoni

O tour sai, diariamente, da Pousada Mar de Estrelas, estabelecimento do tipo hotel-fazenda, localizado em um casarão do final do século 19.

O passeio segue até a Ponta do Santo Cristo, onde dizem que o Brasil faz a curva, a 1 km da pousada. SAIBA MAIS

CASTELO ZÉ DOS MONTES

Castelo do Zé dos Montes, em Sítio Novo, a 100 km de Natal (foto: Eduardo Vessoni)

Esse castelo de estilo indefinido virou atração turística do município de Sítio Novo, a 100 km de Natal.

Não concluída, a obra de contornos surrealistas pode ser visitada apenas nos finais de semana, cujos ambientes sem móveis podem ser explorados pelo visitante, como salões rochosos e altares em pedra.

SAIBA MAIS: “Interior do Rio Grande do Norte tem castelo inusitado, em meio ao agreste”

Salvar

8 Comentários

  1. Conheço, no ano passado fui ai no Rio Grande do Norte, o estado em si da de 10 X 0 no Rio de Janeiro, Faltou falar de Genipabu, Morro do Careca, Buzios e outra praias lindas que so tem ai.

  2. Fui a Natal,e um dos passeios que mais gostei, realmente foi a do lago da coca cola,muito lindo.Muitos me falaram de Pipa,mais quem indica Pipa é porque deixou de ir em Baía Formosa.

  3. Em qual época do ano devo ir pra Lagoa da Coca cola pra pegar ela cheia?! Um guia disse me que ela seca na metade do ano, queria confirmar e poder ir no melhor período

    • Não. Só de bugue ou carro com tração. Alguns se arriscam, mas você pode ficar no meio do caminho. Boa parte da “estrada” é areia de duna. Também é possível ir a pé, fazendo uma trilha pela Mata Estrela. A trilha é leve e tem guias autorizados.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*