Recentemente, o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) divulgou a lista dos dez museus brasileiros mais visitados, de acordo com resultados do Formulário de Visitação Anual.
Assim como também informou a instituição, mais de 25,5 milhões de visitantes passaram pelos 820 museus que participaram da contagem de público, em 2019. Só no Catavento e na Casa das Rosas, ambos em São Paulo, foi mais de 1 milhão de pessoas.
Localizada na avenida Paulista, a Casa das Rosas (485.187 visitantes, em 2019) se dedica à poesia, literatura e preservação do acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos.
O local é conhecido também pela intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, debates e exposições.

LEIA TAMBÉM: “O que fazer em Cunha, destino de artes e aventura do interior de São Paulo”
Já o Catavento (665.452 visitantes, em 2019), no Palácio das Indústrias, no centro de São Paulo, tem exposições interativas com linguagem simples e acessível para o público interessado no mundo científico.
Assim como lembra a assessora do educativo do museu, Ana Lima, 70% do público é formado por pessoas que visitam o local, espontaneamente, em busca das exposições de longa duração.
VEJA TAMBÉM: “São Paulo ganha novo passeio de trem”
CONFIRA OS MUSEUS MAIS MAIS VISITADOS
VEJA TAMBÉM: “São Paulo ganha exposição inspirada em Miró e para o público infantil”