timelapse photography
Brasil No Instagram Últimas Viagens

Qual seu perfil de viajante de ônibus?

timelapse photography
Photo by Artem Saranin on Pexels.com
Com rotas para a maioria dos 5.570 municípios do Brasil, empresas de transporte de ônibus foram uma das mais afetadas desde que a pandemia foi anunciada pela OMS, em março do ano passado.

Segundo a Marcopolo, a segurança nas viagens de ônibus esteve presente em cerca de 30% das postagens de internautas nas redes sociais.

Ainda de acordo com a empresa, durante todo o período analisado, dos 605 comentários manifestando preocupações sanitárias, 61% se referiram a medidas de segurança. Já as reclamações quanto à aplicação dos protocolos tiveram pico no mês de setembro, com o fortalecimento da retomada das atividades comerciais.

LEIA TAMBÉM: “Conheça praias e destinos isolados no Nordeste”

Com uma amostra de 1.810 comentários realizados nas principais redes sociais, entre janeiro e setembro de 2020, o projeto Marcopolo – Estudo de Hábitos de Consumo aponta que, mesmo com as preocupações sanitárias, as viagens de ônibus são as preferidas de 64% dos entrevistados.

A análise levantou também o perfil de cinco viajantes de ônibus.

VEJA TAMBÉM: “Site divulga lista dos destinos mais acolhedores no Brasil”

Qual seu perfil de viajante de ônibus?

Reflexivos: Principal grupo de opiniões positivas, preferem viajar olhando pela janela, ouvindo música ou vendo vídeos no percurso. São considerados os mais saudosistas, em tempos de pandemia.

Desconfortável: Passageiros que relatam cansaço, desconforto e enjoo durante longas viagens.

Exigentes: Grupo formado por comentários de pessoas que participaram da discussão sanitária envolvendo ônibus durante a pandemia. Exigem uso da máscara e protocolos de biossegurança.

serious woman talking on smartphone during work with colleagues
Photo by Anna Shvets on Pexels.com

Executivos: Passageiros que gostam de viajar de ônibus, mais pela produtividade do que pela introspecção, como tomadas nos assentos, o WIFI e as cabines executivas ou leitos.

Inseguros: Apontam medo de viajar, muitas vezes relacionado ao incômodo gerado por outros passageiros. Dez vezes mais mulheres relataram também medo de “viajar sozinha”, devido a assédio em ônibus.

LEIA TAMBÉM: ““Viagem ao redor do meu quarto”: o Big Brother do século 18”

CONFIRA WEB STORIES

VEJA TAMBÉM: “10 praias no Brasil que parecem piscinas”

Deixe um comentário