Confira opções de trilhas nas Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais

Com redução de 50% da capacidade de público, os parques nacionais do Brasil estão sendo abertos aos poucos, de acordo com a situação sanitária de cada região. E um deles é o impressionante Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

Reestruturada com mirantes e passarelas, essa área preservada é um dos atrativos turísticos mais recentes do país, endereço de arte rupestre e cavernas monumentais.

foto: Edgar Corrêa Kanaykõ/Wikimedia Commons

A sede do parque fica a 45 km de Januária e abrange também as cidades de Itacarambi e São João das Missões, no norte de Minas Gerais. O aeroporto mais próximo fica em Montes Claros, a uns 200 km da região.

Nesta web story você conhece algumas trilhas no interior do parque, divididas por atrativos, grau de dificuldade e extensão, entre elas a famosa Gruta do Janelão, endereço da maior estalactite do mundo, e as exclusivas pinturas rupestres da Gruta do Caboclo.

VEJA FOTOS

Brasil das cavernas

Segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia, o país tem 8.100 cavernas registradas (só na região Sudeste são 3.270, secas ou molhadas), cuja maior parte delas se encontra em Minas Gerais e em São Paulo.

Já Goiás é o estado com o maior número de cavernas do Centro-Oeste (843) e tem experiências como a Caverna do Funil, em Mambaí, que dá acesso à parte traseira de uma cachoeira.

Outro endereço impressionante, daquele que dá até para fazer flutuação ou mergulho, é a Lagoa Misteriosa, em Jardim, no Mato Grosso do Sul.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*