Tradicionalmente, entre março e junho, a temporada de chuvas em Fernando de Noronha traz uma novidade nesse arquipélago pernambucano a pouco mais de 540 quilômetros do continente: a formação de cachoeiras na Praia do Sancho.
Mas desta vez, a chuva trouxe também problemas.
Nas últimas 72 horas, Noronha registrou 227 milímetros de precipitações, volume equivalente ao esperado para 30 dias, de acordo com a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima).
Em nota enviada ao Viagem em Pauta, a assessoria de imprensa da Administração de Fernando de Noronha informou que a chuva causou vários pontos de alagamento nas estradas vicinais que ligam as principais praias e bairros da ilha, como Vacaria e a Estrada Velha do Sueste.

LEIA TAMBÉM: “Cachoeira é atração temporária da baixa temporada de Fernando de Noronha”
“Tivemos algo atípico nos últimos três dias. A água se acumula nos morros e escoa pelo bairro da Vacaria, que é um dos pontos mais afetados”, descreve Arthur Gusmão, diretor de Infraestrutura e Obras. Assim como também informou Gusmão, máquinas foram levadas para a realização de uma valeta temporária.
Embora a equipe tenha estado no local para reparos paliativos e a administração afirme que tenha dado atenção à comunidade com soluções urgentes, o problema não é de hoje.
Todos os anos, as chuvas voltam a afetar a ilha principal, como a Estrada Velha do Sueste que costuma ser tomada pela lama e impede a passagem de pedestres ou veículos.

Em 2017, por exemplo, a queda de água além do normal encheu de lama as ruas de paralelepípedos na ladeira em frente ao Palácio São Miguel e alagou vias como a BR-363 e as ruas do bairro Floresta Velha.
“Sabemos onde são os pontos principais e indicamos para a administração onde estão os problemas. Ficamos na mediação entre a população e a administração, levando as demandas para os setores competentes para que sejam feitos os reparos”, explica o conselheiro distrital, Ailton Júnior.
O que você precisa saber antes de visitar Fernando de Noronha
SAIBA MAIS: “9 motivos para conhecer Fernando de Noronha”
Seja o primeiro a comentar