Dia da Amazônia: veja atrações na maior floresta tropical do mundo

Cinco de setembro é conhecido como o Dia da Amazônia. Mas nas últimas décadas, a região tem agonizado na própria diversidade e segue sendo retratada como o destino exótico num canto do país onde ninguém vai.

Na maior floresta tropical do mundo, o turismo amazônico vai além da vida animal selvagem (que aliás é rara de ser vista) e dos índios fantasiados de índio para entreter turistas.

Presente em 9 países do continente, a Amazônia Legal brasileira abriga 772 cidades das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Segundo o IBGE, a Amazônia abriga os seguintes estados: Acre (22 cidades), Rondônia (52), Amazonas (62), Pará (144), Amapá (16), Roraima (15), Tocantins (139), Mato Grosso (141) e Maranhão (181).

foto: Mário Oliveira/MTUR

Amazônia

Embora ainda não seja hora de voltar para a estrada, sobretudo em regiões distantes de acesso limitado para quem vem do lado de cá do Brasil, a Amazônia é daqueles lugares que todo brasileiro precisa conhecer um dia.

Na web story abaixo você conhece algumas das atrações imperdíveis no Norte do Brasil.

Por ali, o turismo é feito em cidades bem estruturadas, em praias de rios e em ilhas que surgem durante a temporada de vazante dos rios, como Alter do Chão, distrito de Santarém, no Pará.

Ilha do Combu, próximo a Belém (foto: Eduardo Vessoni)

LEIA TAMBÉM: “Fordlândia: os 5 erros da Ford na Amazônia”

Outra experiência imperdível, bem pertinho de Belém, é a Ilha do Combu.

A 15 minutos de barco da capital paraense, Combu é uma das 39 ilhas de Belém e ganhou fama com seus chocolates artesanais, feitos com cacau plantado no quintal de casas erguidas sobre palafitas. Até chefs brasileiros como Alex Atala e Thiago Castanho já se renderam ao produto.

VEJA ATRAÇÕES NESTE LINK

LEIA TAMBÉM: “História da Amazônia: [spoiler] ela morre no final”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*