O que fazer na Chapada das Mesas (MA)

É como ter uma experiência sagrada, daquelas que acontecem em rincões isolados do país, onde poucos ousaram chegar.

Na região sul do Maranhão, a Chapada das Mesas é daqueles lugares onde cachoeiras lapidam pedras escuras no corredor estreito de um cânion, finais de tarde pintam pedra encantada fincada no meio do rio e o turista tem a sensação de ser o primeiro a chegar por ali.

VEJA DICAS NESTE LINK

Formada por 10 municípios, essa chapada é para se molhar. Só para você ter uma ideia do potencial aquático do ‘Paraíso das Águas’, como o destino é conhecido, são 89 cachoeiras oficiais (13 delas só no interior do Parque Nacional da Chapada das Mesas), 22 rios perenes e mais de 400 nascentes.

Com atrativos em áreas bem estruturadas, a Chapada é destino para todos os públicos.

Os mais aventureiros não podem deixar de visitar o Parque Nacional da Chapada das Mesas, a sacolejantes 80 km de Carolina, por estradas onde só passam carros 4×4.

Pôr do sol na Chapada das Mesas, no Maranhão (foto: Eduardo Vessoni)

Quem vai com crianças ou está menos disposto a perrengues, locais como o Poço Azul ou o Santuário Ecológico de Pedra Caída são paradas perfeitas.

Neste post, o Viagem em Pauta lista algumas das atrações imperdíveis desse destino que (ainda) não foi descoberto por viajantes do lado de cá do Brasil. E olha que por ali os nomes são bem convidativos: Encanto Azul, Pedra Encantada e Cachoeira do Santuário.

COMO CHEGAR
O aeroporto mais próximo fica em Imperatriz, a 220 km de Carolina, a cidade com melhor infraestrutura do destino. O terminal recebe voos operados apenas pela Azul e pela Latam.

De ônibus até Carolina são cerca de quatro horas de viagem ou três horas, em transfers particulares, a partir de Imperatriz.[/third]

QUANDO IR
Embora a estiagem vá de maio a setembro, a temporada de chuvas garante cachoeiras com níveis impressionantes de água, durante o verão brasileiro.

Por outro lado, na época mais seca, as águas cristalinas dão as caras em atrativos de nomes sugestivos como Encanto Azul e Poço Azul.

A alta temporada é em feriados e nos meses de férias escolares.

O QUE FAZER

Parque Nacional da Chapada das Mesas
Na divisa do Maranhão com o Tocantins, tem apenas duas atrações, oficialmente, abertas ao público: a Cachoeira do Prata e a de São Romão, impressionantes quedas de até 25 metros de altura e poços para banho.

Localizados a pouco mais de 80 quilômetros de Carolina, cidade que serve como base para quem visita a região, os atrativos só devem ser visitados com carros 4×4, devido ao terreno irregular. VEJA VÍDEO

Cachoeira Santa Bárbara (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “Parque Nacional da Chapada das Mesas: cachoeiras do Prata e de São Romão”

Santuário Ecológico de Pedra Caída
Trilhas e tirolesa com acesso por um teleférico de 400 metros de extensão são algumas das opções desse bem estruturado complexo de Carolina.

Mas nada se compara à emocionante experiência de visitar a Cachoeira do Santuário, uma queda de 46 metros, dentro de um salão natural de arenito.

CONFIRA VÍDEO

SAIBA MAIS: “Cachoeira do Santuário é atração emocionante da Chapada das Mesas”

Poço Azul
Localizados em Riachão, um dos dez municípios que formam a Chapada das Mesas, o Poço Azul e o Encanto Azul são poços de águas, extremamente, cristalinas, escondidas entre paredões rochosos e mata fechada.

Cachoeiras Gêmeas, em Carolina, no Maranhão (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “Poço Azul é atração imperdível da Chapada das Mesas, no Maranhão”

Cachoeiras Gêmeas
Formalmente, conhecidas como Itapecuru, essas duas quedas de 8 e 10 metros de altura ficam em uma área particular, a 30 km de Carolina, e têm bancos de areia que formam pequenas praias, ideais para prática de caiaque.

Pedra Encantada
Essa formação rochosa com oito metros de altura fica em uma área alagada que surgiu com a construção da hidrelétrica de Estreito.

As águas calmas e quentes desse lago, a 22 km do centro de Carolina, são perfeitas para banhos durante o pôr do sol.

SAIBA MAIS

Cia do Cerrado
Transfers do aeroporto de Imperatriz até Carolina e pacotes de 2 a 6 dias de duração.
www.ciadocerrado.com.br

Pousada do Lajes
www.pousadadolajes.com.br

LEIA TAMBÉM: “Pôr do sol em Carolina é atração da Chapada das Mesas, no Maranhão”

2 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*