Confira fotos da exposição da dupla Os Gêmeos

Depois de uma bem sucedida temporada em São Paulo, em plena pandemia de coronavírus, a exposição “OSGEMEOS: Segredos” acaba de contabilizar 100 mil ingressos vendidos.

Em cartaz até o dia 4 de abril de 2022, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a primeira exposição panorâmica dos gêmeos Otávio e Gustavo Pandolfo traz ao público mais de 850 itens, como esculturas, fotos, pinturas, instalações, desenhos e cadernos de anotações dos artistas.

“OSGEMEOS: Segredos” é considerada o mais amplo panorama dos trabalhos desses paulistanos de 48 anos, daí o título “Segredos”, que revela “novas visões do fazer artístico d’OSGEMEOS”.

foto: Maringas Maciel/Divulgação

“Suas obras não são grafites levados para dentro da exposição. Pelo contrário, cada forma de arte tem sua própria dinâmica e suas próprias regras”, descreve o curador Jochen Volz.

Produzida, originalmente, pela Pinacoteca de São Paulo, a exposição na capital paranaense ocupa todos os andares do Olho do MON, onde estão expostas as principais obras do duo.

Já nos primeiros andares da Torre, o público poderá ver também desenhos, anotações e trabalhos desenvolvidos pelos gêmeos, entre os anos 1980 e 2000.

VEJA FOTOS

LEIA TAMBÉM: “Kobra inaugura mural em homenagem às vítimas da Covid-19”

OS GEMEOS

Crescidos no Cambuci, bairro central de São Paulo, Gustavo e Otávio Pandolfo produzem, desde os anos 1980, uma série de trabalhos ao redor do mundo, como murais e grafites em espaços urbanos.

“O que estava acontecendo em nosso entorno [nos anos 80] servia como inspiração. HQs, os desenhos do irmão mais velho e os da minha mãe”, explica Otávio, em vídeo em que a dupla faz uma visita guiada na Pinacoteca de São Paulo.

“Autorretrato”, obra da dupla OSGEMEOS (foto: Filipe Berndt/Reprodução)

Assim como descreve Juliana Vellozo Almeida Vosnika, diretora-presidente do MON, “a dupla de artistas transforma o espaço urbano em lugar de vivência”, desde o início de seus trabalhos, nos anos 80.

O trabalho singular d’OSGEMEOS, com fortes influências das culturas popular e do hip hop, já esteve em mostras em Milão (Trienale), Londres (Tate Modern), Tóquio (Museum of Contemporary Art Tokyo), Los Angeles (Museum of Contemporary Art), Vancouver (Vancouver Biennale) e Berlim (Hamburger Bahnhof).

As criações cheias de histórias dos irmãos Pandolfo já foram estampadas também em espaços públicos de mais de 60 países, como Suécia, Portugal, Austrália, Cuba e Estados Unidos.

“Bem vindos ao nosso universo”, convida Otávio.

SERVIÇO

“OSGEMEOS: Segredos”
De ter. a dom., das 10h às 17h

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes 999 (Centro Cívico – Curitiba)

tel.: 3350-4400

Os ingressos com horário agendado de visita (R$ 30) pode ser adquirido no site do MON e dá acesso a todas as exposições do museu.


VEJA TAMBÉM: “Arte de rua em Berlim, uma das capitais mundiais do grafite”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*