Descoberto um dos maiores recifes de corais do mundo, no Taiti

Uma missão científica apoiada pela ONU (Organização das Nações Unidas) acaba de encontrar um dos maiores recifes de corais do mundo.

O recife descoberto na costa do Taiti, na Polinésia Francesa, tem cerca de três quilômetros de extensão e até 65 metros de largura.

Mas a maior surpresa foi sua localização.

foto: Alexis Rosenfeld/ONU

Esse recife com corais gigantes de até dois metros de diâmetro e em formato de rosas foi encontrado entre os 30 e 65 metros abaixo do nível do mar, contrariando a tese de que a maioria desses ecossistemas costuma estar a até 25 metros de profundidade.

Eis mais uma prova de que, de fato, ainda falta muito para a gente conhecer o mundo submarino que se oculta debaixo da superfície. Segundo Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco, “apenas 20% de todo o relevo oceânico foi mapeado”.

LEIA TAMBÉM: “Polinésia Francesa possível: dicas para economizar nas ilhas do Taiti”


Recifes de corais

Considerado um dos mais extensos e saudáveis do mundo, os arrecifes do Taiti foram estudados em cerca de 200 horas de mergulhos, e novas investigações estão sendo planejadas para os próximos meses.

foto: ONU/Reprodução

Assim como a ONU informou em nota a que o Viagem em Pauta teve acesso, a descoberta sugere que ainda existem muitos recifes de corais abaixo dos 30 metros, em uma área conhecida como “zona do crepúsculo do oceano”.

“[Foi] mágico observar de perto lindas e gigantes rosas de corais, que esticam até onde a vista alcança”, descreveu Alexis Rosenfeld, fotógrafo francês que liderou a missão de mergulho no Taiti, nessa expedição da Unesco que tem mapeado os oceanos ao redor mundo.

foto: ONU/Reprodução

O que é um recife de coral

Altamente diversificado por conta de sua variedade de plantas e animais, os recifes de corais são formações rochosas construídas por organismos marinhos animais e vegetais.

Embora cubram apenas 1% dos oceanos, os corais estão presentes em 30% da costa brasileira, onde 24 espécies, de um total de 66, são endêmicas, segundo o Projeto Coral Vivo.

sea holiday vacation people
foto: Emma Li / Pexels.com

Esse ecossistema é o mais diverso habitat marinho do mundo, onde vivem uma em cada quatro espécies, daí sua grande importância econômica como fonte de alimento e renda para muitas comunidades.

Assim como explica o ICMBio, embora sua estrutura básica seja formada, geralmente, pelo acúmulo dos esqueletos de animais, sua manutenção depende da atuação conjunta de outros seres, “formando uma complexa teia de
associações e de eventos em sucessão”.

*fonte: ONU, Ministério do Meio Ambiente / ICMBio / Projeto Coral Vivo


CONFIRA FOTOS DO CORAL NO TAITI

VEJA TAMBÉM: “Viagens incríveis para fazer quando tudo isso passar”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*