Por que a onda de Nazaré é a maior do mundo

Conhecido como Canhão da Nazaré, esse cânion submerso é responsável pela temida onda gigante de Nazaré, região ao norte de Lisboa que recebe as ondulações que se formam nas tempestades do oceano Atlântico.

Em frente ao Farol da Nazaré, essa fenda de cerca de cinco mil metros de profundidade termina, abruptamente, na costa da cidade, onde as ondulações que viajam pelo oceano seguem sem perder velocidade e têm sua direção alterada.


Em outras palavras, trata-se de um fascinante encontro de duas correntes de superfície que se colidem, empurrando a água para baixo, e canalizam a força das ondas.

Para o mentor do carioca Lucas Fink, Lucas Chumbo, as ondas de Nazaré, que podem chegar a 15 metros de altura, são “a natureza na sua revolta”.

Lucas Fink praticando skimboard em Nazaré, Portugal (foto: Victor Eleutério Costa / Red Bull Content Pool)

VEJA TAMBÉM: “5 destinos no Brasil para fazer turismo ao ar livre”

No final do ano passado, Fink surpreendeu o mundo ao descer aqueles paredões sobre uma prancha de skimboard, cujas dimensões não são recomendadas para surfe em ondas como as de Portugal.

“Nazaré é perfeito para isso, já que a transição é repentina e as ondas chegam até a costa ainda muito altas”, explica o geólogo Lucca Cunha para o canal de notícias da Red Bull, patrocinadora da experiência do skimmer carioca em Portugal.

Campeão Profissional Brasileiro e Sul-americano de skimboard, Fink é o protagonista do documentário ‘Skimboard Nazaré’, que estreia na Red Bull TV na próxima terça-feira, 22 de março.

Venue
Nazaré, Portugal (foto: Konstantin Reyer/Red Bull Content Pool)

LEIA TAMBÉM: “9 filmes, séries e documentários de viagens incríveis no streaming”

Cidade fantasma durante o inverno, Nazaré começou a ganhar a atenção do mundo (e visitantes) com a chegada de profissionais que encaram as ondas gigantes da Praia do Norte, nos últimos anos.

A temporada de ondas gigantes de Nazaré costuma ir de outubro a março. Desde 2011, o local abriga o Big Wave Challenge, evento que reúne os melhores surfistas de ondas grandes do mundo.


Por ali já passaram brasileiros como Maya Gabeira, Lucas Chumbo e Vini dos Santos que, recentemente, pode ter surfado a maior onda da História, um monstro líquido de cerca de 29 metros de altura.

Em novembro de 2011, o havaiano Garrett McNamara surfou uma onda de 23,77 metros, conquistando o Recorde Mundial do Guinness.

VEJA FOTOS ABAIXO OU NO LINK

CONFIRA VÍDEO

LEIA TAMBÉM: “Endurance é encontrado na Antártica, após 107 anos”

1 Comentário

  1. Tenho 68 anos.
    *Eu escutei uma entrevista do Vini na CBN Floripa*

    A simplicidade do Vini dos Santos na forma de colocar as palavras é única. Passa a ideia de que não tão difícil surfar naquela altura e ser recordista.
    A todo o tempo, se coloca no mesmo nível da equipe de apoio, sempre detalhando tudo o que aconteceu com ele até chegar no topo.
    Simples, mas grande manezinho *manezinho*, parecendo *Guga* nas entrevista, não esquecendo ninguém (Família, equipe, pessoas que o ajudaram, enfim)
    Humilde e guerreiro, *dos anjos* que o protegem a vinte nove metros de altura e *dos Santos* que o conduzem para toda proteção e por Deus até a Vitória.

    Detalhes: aos 68 anos e sem saber nadar, me levou ao desafio de frequentar um clube e aprender na picina e não morrer com essa frustração. Sempre tive muito medo d’água. Talvez por ter nascido dia 03 04 1954, dia de grande enchente em Biguaçu SC.

    Parabéns Vini, Parabéns família pela educação proporcionada a esse filho campeão.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*