Museu Mazzaropi é reaberto ao público: veja fotos

Com mais de 20 mil itens dedicados ao ator e cineasta Amácio Mazzaropi, a exposição permanente “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade” voltar a abrir as portas ao público.

Localizado em Taubaté, no interior paulista, o Museu Mazzaropi foi fundado em 1992 e abriga acervo completo sobre a vida e profissão do astro de filmes como “Jeca Tatu”, “Chofer de Praça” e “Um Caipira em Bariloche”.


O visitante pode ver fotos, documentos, móveis e objetos usados nas gravações, como os equipamentos que a PAM Filmes usava para desenvolver suas produções entre 1950 e 1980.

Endereço de outras atrações temáticas como hotel e cachaçaria, o local fica em um terreno de 160 mil m² que chegou a ser ocupado pela produtora PAM Filmes, companhia independente tocada por Mazzaropi.

foto: Divulgação

Amácio Mazzaropi

Famoso por seu personagem Jeca Tatu, Mazzaropi é considerado um visionário do cinema.

Nascido em São Paulo, esse ator e humorista protagonizou 32 filmes e até hoje é o único cineasta brasileiro que conseguiu criar um meio próprio e completo de produção de suas obras.

Através da Produções Amácio Mazzaropi, comprou uma fazenda em Taubaté e investiu em uma indústria cinematográfica fora do polo cinematográfico da capital paulista.

foto: Divulgação

A PAM Filmes era considerada o maior estúdio de cinema da época, onde foram rodadas mais de 24 produções, e empregadas mais de 100 pessoas da região.

De seus filmes, saíram talentos nacionais como Tarcísio Meira, Ruth de Souza, Adoniran Barbosa, Odete Lara e Luis Gustavo.

Hotel Fazenda Mazzaropi

A cerca de 130 km da capital paulista, esse hotel foi mais do que cenário para filmes de sucesso de bilheteria.

O local foi construído nos anos 1970 como o maior estúdio de cinema do Brasil da época e também para acomodar elenco, produção, direção e colaboradores, otimizando a logística das gravações.

foto: Reprodução

Em uma área de mais de 150 mil m², onde o cineasta gravou seus últimos 5 filmes, o hotel mantém atualmente cenários de filmes, como a piscina e o lago, além de abrigar o museu com acervo que vai de objetos de cena a equipamentos.

Os hóspedes contam com infraestrutura que inclui piscinas, quadras, brinquedoteca, parques aquáticos, lago com pedalinhos, sauna e academia de ginástica. SAIBA MAIS

VEJA FOTOS DO MUSEU

SERVIÇO
Museu Mazzaropi
Estrada Amácio Mazzaropi, 249 (Taubaté – São Paulo)
Tel.: (12) 3634-3446

As visitas podem ser feitas aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30

Ingressos: R$ 11 (inteira) e R$ 6 (meia entrada para estudantes, professores, idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência).

SAIBA MAIS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*