Conheça a maior tirolesa do mundo, próximo a Dubai

No extremo norte dos Emirados Árabes Unidos, não muito longe de Dubai e Abu Dhabi, o turismo assume outro ritmo.

Se os vizinhos optaram pelo turismo de consumo e pelas experiências megalomaníacas, o emirado Ras Al Khaimah (RAK), no Golfo Pérsico, chega como novidade para o público brasileiro como uma opção de destino com foco na conservação e no turismo sustentável.


Mas dessa vez (pelo menos por enquanto) não vamos falar sobre belas praias ao longo de seus 64 km de litoral, manguezais exuberantes nem dunas de tons terracotas.

É na montanha Jebel Jais, o ponto mais alto dos Emirados Árabes Unidos, que fica o Jais Flight, tirolesa a 1.680 metros sobre o nível do mar e com 2,83 quilômetros de extensão, o equivalente a 28 campos de futebol.

foto: Ras Al Khaimah Tourism Development Authority

A uma velocidade entre 120 e 150 km/h, o Jebel Jais Flight tem um percurso de três minutos de duração e se orgulha do título de “tirolesa mais longa”, de acordo com o Guinness World Records.

“É uma plataforma única, com 9,5 toneladas com um chão de vidro preso por oito âncoras nas montanhas”, descreve Haitham Mattar, CEO do Ras Al Khaimah Tourism Development Authority.

LEIA TAMBÉM: “Brasileiro faz sobrevoo inédito na Cidade do Panamá”

Mais adrenalina

Se os quase três quilômetros ainda não forem suficientes para visitantes aventureiros, o destino tem também o Jebel Jais Sky Tour.

Nesse circuito de seis tirolesas, que pode ser combinado com o Jais Flight, o visitante percorre trechos que vão de 337 metros a mais de um quilômetro de extensão, a uma velocidade média de 60 km/h.

foto: Ras Al Khaimah Tourism Development Authority

Os cinco quilômetros de sobrevoo na montanha Jebel Jais são percorridos em duas horas de atividade, aproximadamente, e passa por sete plataformas conectadas pelas seis tirolesas, a uma altura de 300 metros acima do solo.

COMO CHEGAR

O emirado Ras Al Khaimah fica a 85 km do aeroporto internacional de Dubai e a 250 km do aeroporto de Abu Dhabi.

Embora conte com seu próprio terminal aéreo, o Ras Al Khaimah International Airport, a 18 km do centro, RAK ainda não tem ligação aérea direta com o Brasil, de modo que Dubai ainda é a melhor opção de voo.

SAIBA COMO É A EXPERIÊNCIA

LEIA TAMBÉM: “Socorro, a 140 km de SP, tem turismo rural, de aventura e polo de compras”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*