Em quase um terço do mundo, ser gay ou lésbica é considerado crime e as perseguições ou não aceitação começam ainda dentro de casa. Em alguns países como Nigéria e Sudão, a homossexualidade pode ser punida até mesmo com morte.
Nações como Cazaquistão, Gana, Camarões, Irã, Nigéria, Iraque, Quirguistão, Etiópia, Sudão e Uganda possuem leis rígidas contra gays e ocupam as dez últimas posições de uma lista de 127 nações. Mesmo na Europa, em nações como Hungria, Turquia e Rússia, as discussões sobre temas relacionados ao mundo gay ainda avançam em passos lentos.
Mas é no norte do planeta que se encontram os gays mais felizes (e livres), segundo pesquisa feita pelo grupo Planet Romeo, com 115 mil homens de todo o mundo, assumidamente, gays. Não é à toa que ali acontecem também as melhores paradas LGBT pelo mundo.

LEIA TAMBÉM: “Confira programação em SP durante a semana da Parada LGBT+ 2022”
É em países como a Islândia, Noruega e Dinamarca (as três melhores posições da lista) que a pesquisa encontrou os gays com melhor satisfação de vida, onde os entrevistados afirmaram que leis e decisões governamentais lhe são favoráveis.
O Uruguai é o único país sul-americano que aparece nas dez primeiras posições. Já o Brasil está em 39º lugar, segundo a pesquisa.
Veja a lista completa do Gay Happiness Index (GHI) e conheça as melhores paradas LGBT pelo mundo:
10º: LUXEMBURGO
Este pequeno país da Europa Ocidental aparece na 10ª posição, com 70 pontos (de um total de 100) no índice de felicidade gay (Gay Happiness Index – GHI), respondido por 283 homens.
Em 2022, a Luxemburgo Pride acontece nos dias 9 e 10 de julho. SAIBA MAIS
9º: SUÍÇA
3.158 gays suíços responderam à pesquisa e 77% indicaram satisfação com sua via vida atual.
A parada suíça de 2022, em Zurich, será nos dias 17 e 18 de junho. SAIBA MAIS
8º: HOLANDA
Quase 80% dos 3.012 gays holandeses afirmaram satisfação com sua vida atual, o que representa a segunda posição nesse item, de um total de 127 nações entrevistadas.
Considerada uma das melhores paradas LGBT pelo mundo, a Amsterdam Gay Pride acontece nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2022.
7º: ISRAEL
Com 71 pontos no Gay Happiness Index esse país ocupa a sétima posição da lista dos 10 países com os gays mais felizes do mundo, segundo 337 entrevistados.
Em 2022, a Tel Aviv Pride aconteceu em Israel no dia 10 de junho.
6º: CANADÁ
O primeiro país das Américas a aparecer na lista é o Canadá, cuja pesquisa teve a participação de 691 gays, cujo nível de satisfação de vida é de 74%.
A Pride Toronto 2022 acontece durante todo o mês de junho. SAIBA MAIS
VEJA TAMBÉM: “10 lugares no mundo que viajantes LGBT devem evitar”
5º: URUGUAI

O Uruguai é o único país sul-americano que aparece nas primeiras posições da lista divulgada (o seguinte é a Argentina, na 15ª posição, enquanto que o Brasil está em 39º lugar, atrás da Colômbia, do Chile e de Cuba).
A Marcha de la Diversidad, em Montevidéu, acontece toda última sexta-feira de setembro.
4º: SUÉCIA
Com 610 entrevistadas suecos, a pesquisa aponta esse país nórdico como um dos 10 países com os gays mais satisfeitos com sua situação (75%), em todo o mundo.
Em 2022, a Parada do Orgulho de Estocolmo acontece no dia 6 de agosto. SAIBA MAIS
3º: DINAMARCA
O GHI de 76 pontos coloca outro país nórdico na lista dos 10 países mais receptivos com os gays, cujo grau de satisfação é de 78%.
A Copenhagen Pride vai de 13 a 20 de agosto de 2022. SAIBA MAIS
2º: NORUEGA
O mundo nórdico parece mesmo ser o paraíso dos gays, onde a Noruega assume o segundo lugar do ranking que mede o grau de satisfação e felicidade dos gays. 520 entrevistados colocaram o país na segunda posição da pesquisa, cujo grau de satisfação de vida é de 78%.
Em 2022, a Oslo Pride está programada para acontecer no dia 25 de junho. SAIBA MAIS
1º: ISLÂNDIA
E como não poderia ser diferente, um país nórdico insular ganha a primeira posição na lista dos melhores países do mundo para gays, cujo GHI é de 79 pontos, de um total de 100.
A semana do orgulho gay de Reykjavik vai de 2 a 7 de agosto.
Fazer parte desta comunidad
Estou pesquisando pois sou transexual e um dia penso em ir morar na europa, então estou pesquisando sobre a Noruega é muito bom ver que lá os gays são felizes pois onde tem gays felizes tem LGBT tbm..