5 destinos brasileiros de inverno para amantes de aventura

As temperaturas do lado de cá do Brasil já estão mais baixas, as roupas de frio já começam a sair do armário e dá-se início àquela comilança de consequências sentidas até o próximo verão.

O inverno, que começa na próxima terça-feira (21 de junho), até combina com fondue, chocolate quente e altas porções de comidas calóricas, mas a temporada mais fria do ano não precisa ser aproveitada, obrigatoriamente, ao redor de mesas fartas ou debaixo das cobertas.

Confira destinos ao ar livre para visitar durante o verão.


GONÇALVES

Localizada no sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, essa cidade é uma espécie de polo ecoturístico do estado, sobretudo nos meses mais secos de inverno.

Vista da Serra Catarinense (foto: turismo.sc.gov.br/Divulgação)
Vista da Serra Catarinense (foto: turismo.sc.gov.br/Divulgação)

Entre opções como cavalgadas, passeios off road e circuito de cachoeiras, o destaque do destino é a trilha da Pedra Bonita, uma caminhada puxada de 5h30 de duração até o topo dessa rocha a mais de 2 mil metros de altitude, de onde se tem vista panorâmica da região, inclusive das vizinhas Campos do Jordão e Serra do Mar. SAIBA MAIS

DOMINGOS MARTINS

Ainda desconhecida dos viajantes paulistas, a Serra Capixaba abriga belos parques estaduais, onde é possível fazer trilhas com diferentes níveis de dificuldade.

Destaques para os parques estaduais da Pedra Azul, no município de Aracê, e do Forno Grande, na zona rural de Castelo.

Pedra Azul, nas Montanhas Capixabas (foto: Eduardo Vessoni)

Localizada a 90 km de Vitória, a região é famosa pela Pedra Azul, uma formação rochosa de granito com 1.822 m de altura que serve de cenário para trilhas de fácil acesso como a das Piscinas Naturais (1,2 km de extensão, incluindo escalada com cordas até piscinas naturais escavadas, naturalmente, em rochas); e as trilhas do Lagarto (1h de duração) e do Mirante (40 minutos, aproximadamente), ambas com vista para o Forno Grande.

Localizado a mais de 20 km de Aracê, o Parque Estadual do Forno Grande, cujo nome é uma referência a formação rochosa que lembra um forno para assar pães, tem 730 hectares e conta com trilhas como a dos Poços Amarelos, uma caminhada de 850 metros de extensão que leva o vistante até piscinas naturais de águas ricas em ferro, daí seus tonss amarelados.

A cidade base para explorar a região é Domingos Martins, a 42 km de Vitória. SAIBA MAIS


URUBICI

Esse destino da Serra Catarinense é dono de alguns títulos curiosos da região.

Localizada a 170 km de Florianópolis, a região já registrou uma das temperaturas mais baixas do Brasil (-17,8°, em 1996), abriga o ponto mais alto habitado do Sul (Morro da Igreja, a 1.822 metros de altitude) e possui a maior fenda do País feita em uma rocha, com 90 metros de altura, na Serra do Corvo Branco.

foto: Renato Soares/MTUR

Essas atrações naturais já são suficientes para garantir belas imagens de inverno, mas o cartão postal da Serra Catarinense é a Pedra Furada, janela natural rochosa de 30 metros de circunferência, aproximadamente que serve de cenário para a trilha de mesmo nome, uma caminhada de 8,5 km de extensão. SAIBA MAIS

CANELA

Bondinhos aéreos de Canela, na Serra Gaúcha (foto: Eduardo Vessoni)

Ofuscada pela vizinha Gramado, a 7 km de distância, esse destino da Serra Gaúcha é o lugar para estar do lado de fora.

A cidade abriga trilhas com diferente níveis de dificuldade que vão desde a inocente trilha do Parque Municipal do Pinheiro Grosso, que dá acesso a uma araucária de 42 metros de altura com mais de 700 anos; até as caminhadas no Parque da Ferradura, no Vale da Ferradura.

Um dos ícones de Canela é a Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros de altura, cuja base pode ser vista a partir de uma trilha íngreme com 927 degraus.


CAMBARÁ DO SUL

Trilha do Rio do Boi (foto: Eduardo Vessoni)

Localizado nos Campos de Cima da Serra, na Serra Gaúcha, esse destino do nordeste do Rio Grande do Sul é conhecido como a Terra dos Cânions.

Essas impressionantes fendas, que podem chegar a 900 metros de profundidade, podem ser vistas a partir de trilhas leves sobre suas bordas ou em caminhadas de até 3 dias de viagem.

VEJA VÍDEO

Uma das atividades mais impressionantes da região é Trilha do Rio do Boi, um trekking exigente de 8 horas pelo interior do cânion Itaimbezinho, cujo roteiro de 8 km inclui passagens por rios e áreas com pedras.

A região abriga também atrativos como os cânions Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, e o Malacara com 3,5 km de extensão.

SAIBA MAIS: “O que fazer em Cambará do Sul”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*