Como é a exposição ‘Alice’, no Farol Santander

O universo fantástico de Alice no País das Maravilhas acaba de desembarcar em São Paulo com a exposição “As Aventuras de Alice”, em cartaz no Farol Santander, até o dia 25 de setembro.

De forma lúdica e interativa, essa mostra inédita no Brasil ocupa dois andares desse edifício histórico no Centro da capital paulista, onde o visitante circula pelo mundo real das trajetórias do escritor Lewis Carroll e da garotinha Alice Liddell, inspiração real por trás da protagonista.

Exposição “As Aventuras de Alice”, no Farol Santander, em São Paulo (foto: Divulgação)

VEJA TAMBÉM: “Trilhas no parque Caminhos do Mar, em São Bernardo (SP)”

Já na galeria do 23º andar, o visitante entra na Toca do Coelho, em uma viagem através de diferentes cenas da queda de Alice em 3D.

Neste mesmo espaço, depoimentos em vídeo de especialistas em literatura, filosofia e psicanálise contextualizam o tema e suas variadas interpretações, analisando os múltiplos significados da protagonista da obra de Carroll.

foto: Divulgação

No ambiente “Um Chá Maluco”, duas grandes instalações, uma com 20 TVs de tubo e outra com uma pilha de cadeiras, contextualizam o capítulo homônimo do livro que retrata o brinde entre Alice, a Lebre de Março e o Chapeleiro Maluco.

“Grande parte das situações inusitadas descritas na publicação tem sua inspiração em pessoas, fatos e eventos próximos a Lewis Carroll e à família Liddell”, lembra Rodrigo Gontijo, curador da exposição.


Assim como ele explica em nota enviada ao Viagem em Pauta, a história real começou em uma tarde de verão de 1862, em um passeio de barco pelo rio Tâmisa com as irmãs Liddell: Lorina, Alice e Edith.

Foi ali que o romancista britânico Lewis Carroll inventou a história de uma menina que corria atrás de um coelho branco e caía em uma toca que dava acesso a um mundo fantástico e nonsense.

foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM: “Destinos no Brasil para viajar no inverno”

A pequena Alice Liddell gostou tanto do que ouviu que pediu para que a história fosse escrita, dando início a um dos maiores clássicos da literatura mundial, traduzido em mais de 100 idiomas.

Na mostra em cartaz no Farol Santander, em São Paulo, o visitante pode ver também ilustrações assinadas por artistas como o espanhol Salvador Dalí e o brasileiro Antonio Peticov.

VEJA FOTOS

As Aventuras de Alice”

Farol Santander (Rua João Brícola, 24 – Centro)
De 24 de junho a 25 de setembro de 2022 (de ter. a dom., das 9h às 20h)
Tel.: (11) 3553-5627
ingressos: R$30
farolsantander.com.br

LEIA TAMBÉM: “Livro ilustrado por brasileiro é viagem emocionante por Moçambique”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*