Fora de operação desde agosto de 2015, o tradicional passeio de Maria Fumaça em Campos do Jordão, a 170 km de São Paulo, está de volta.
A bordo de uma locomotiva a vapor de 1947 e de um vagão de 1912 com capacidade para 64 pessoas, os passageiros percorrem um trecho de quatro quilômetros entre as vilas Capivari e Abernéssia. Entre ida e volta, são 30 minutos ininterruptos de viagem.
Desde meados de junho, a viagem é oferecida em quatro horários diários (às 11h, 13h, 15h e 17h), aos sábados e domingos. Durante as férias de julho, o passeio acontece também às sextas-feiras.

LEIA TAMBÉM: “Festival de Inverno de Campos do Jordão anuncia programação”
Maria Fumaça de Campos do Jordão
Idealizada pelos médicos Emílio Ribas e Victor Godinho, a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi inaugurada no final de 1914, em uma época em que o clima da região era recomendado para pessoas com doenças pulmonares.
Daí a necessidade de um transporte confortável e rápido para a população de Pindamonhangaba que buscava tratamento contra a tuberculose.

LEIA TAMBÉM: “Destinos no Brasil para viajar no inverno”
Até a inauguração do serviço ferroviário, a travessia para o alto da Serra da Mantiqueira era feita por trilhas a pé ou no lombo de animais.
A viagem de trem era realizada em locomotivas a vapor até 1924, quando a EFCJ foi eletrificada ao longo de seus 47 quilômetros de extensão.
Já os passeios turísticos de Maria-Fumaça acontecem desde a década de 1990 e, entre 2009 e 2015, o serviço foi utilizado regularmente por mais de 66 mil passageiros.
VEJA FOTOS
Estrada de Ferro Campos do Jordão
R$23 – ida e volta (crianças até 5 anos não pagam)
As passagens podem ser adquiridas na bilheteria da estação Emílio Ribas, somente no dia do passeio.
Tel.: (12) 3663-1531
LEIA TAMBÉM: “Mirante da Pedra de São Francisco, em São José dos Campos”
Seja o primeiro a comentar