Passeio de Maria Fumaça em Campos do Jordão é reinaugurado

Fora de operação desde agosto de 2015, o tradicional passeio de Maria Fumaça em Campos do Jordão, a 170 km de São Paulo, está de volta.

A bordo de uma locomotiva a vapor de 1947 e de um vagão de 1912 com capacidade para 64 pessoas, os passageiros percorrem um trecho de quatro quilômetros entre as vilas Capivari e Abernéssia. Entre ida e volta, são 30 minutos ininterruptos de viagem.

Desde meados de junho, a viagem é oferecida em quatro horários diários (às 11h, 13h, 15h e 17h), aos sábados e domingos. Durante as férias de julho, o passeio acontece também às sextas-feiras.

foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM: “Festival de Inverno de Campos do Jordão anuncia programação”


Maria Fumaça de Campos do Jordão

Idealizada pelos médicos Emílio Ribas e Victor Godinho, a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi inaugurada no final de 1914, em uma época em que o clima da região era recomendado para pessoas com doenças pulmonares.

Daí a necessidade de um transporte confortável e rápido para a população de Pindamonhangaba que buscava tratamento contra a tuberculose.

foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM: “Destinos no Brasil para viajar no inverno”

Até a inauguração do serviço ferroviário, a travessia para o alto da Serra da Mantiqueira era feita por trilhas a pé ou no lombo de animais.

A viagem de trem era realizada em locomotivas a vapor até 1924, quando a EFCJ foi eletrificada ao longo de seus 47 quilômetros de extensão.

Já os passeios turísticos de Maria-Fumaça acontecem desde a década de 1990 e, entre 2009 e 2015, o serviço foi utilizado regularmente por mais de 66 mil passageiros.

VEJA FOTOS

Estrada de Ferro Campos do Jordão

R$23 – ida e volta (crianças até 5 anos não pagam)

As passagens podem ser adquiridas na bilheteria da estação Emílio Ribas, somente no dia do passeio.

Tel.: (12) 3663-1531

LEIA TAMBÉM: “Mirante da Pedra de São Francisco, em São José dos Campos”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*