Conheça as “Dunas do Rosado”, cenário ainda desconhecido do Rio Grande do Norte

*esta viagem foi realizada antes da pandemia

No extremo norte do Rio Grande do Norte, entre Areia Branca e Porto do Mangue, um cenário árido, em constante evolução, traz novos ares ao turismo potiguar.

Com 10 km² de extensão, as Dunas do Rosado são uma sequência de montanhas coloridas, formadas pelos sedimentos de falésias vizinhas, trazidos pelos ventos constantes.

foto: Eduardo Vessoni

A 250 km da capital Natal, o parque, considerado o maior conjunto de dunas daquele estado, ainda é um desconhecido do turismo local, mas costuma ser combinado com roteiros litorâneos, em Ponta do Mel, vilarejo do município de Areia Branca.

A região já serviu de cenário para produções nacionais como as novelas ‘Flor do Caribe’ e ‘O Clone’, e para o filme ‘Maria, mãe do filho de Deus’.

Ao longo do dia, aquele mar de areia vai ganhando novos tons, de acordo com a incidência de luz. Por isso, procure visitar a atração pela manhã bem cedo e também no final de tarde.

Embora ainda não tenha saído do papel a criação da APA do Rosado (Área de Proteção Ambiental), a atração é protegida por lei que proíbe passeios de bugue no local. Atualmente, a única forma de visitar o Rosado é em caminhadas pelas areias fofas do parque.


COMO CHEGAR

Entre o mar e o sertão, a região fica a 250 km de Natal e tem acesso pelas BR-101 até Igapó e pela BR-406, em direção a Macau, de onde se toma a RN-118 até a RN-404.

Destinos próximos como o município de Porto do Mangue e o vilarejo de Ponta do Mel, em Areia Branca, servem de base para quem visita o Rosado.

As dunas fazem parte do Polo Costa Branca, maior produtor de sal do Brasil, e podem ser combinadas com Galinhos, península arenosa, a 170 km de Natal, aproximadamente.


VEJA VÍDEO

5 Comentários

  1. Pessoal, uma correção, as Dunas do Rosado tem esse nome por se localizarem na Praia do Rosado, elas fazem parte da unidade de conservação de proteção integral brasileira localizada no Pólo Costa Branca, com território no município de Porto do Mangue. As falésias também, a mesma coisa. Nenhum dos pontos pertencem a Areia Branca.

    • Amigo sou carioca morando em Natal atualmente,é realmente deslumbrante,todas as dunas em todos os cantos são maravilhosas,ontem mesmo fiz um passeio a Punau,o passeio de Buggy nas dunas são ótimos,vale a pena conhecer

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*