Troca de governo, recuperação do setor de viagens e dez feriados prolongados pela frente.
2023 promete ser o ano das viagens.
Só no primeiro semestre, viajantes terão cinco opções de datas, daquelas que espicham o fim de semana e convidam para cair na estrada.

Já no semestre seguinte, serão cinco datas para viajar: três com feriados em uma quinta-feira (7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro) e outros dois, em uma segunda-feira (20 de novembro, que é feriado somente em alguns estados do Brasil, e o Natal.
Sem falar na Proclamação da República, no dia 15 de novembro, que este ano cai numa quarta-feira para dar tempo de um bate e volta rápido no meio da semana.
Mas na hora de programar a sua viagem, é mais importante saber “quando” do que “onde”.
Não adianta se animar com promoções de passagens aéreas para Manaus, em dezembro, se a região amazônica fica sob chuvas intensas, nessa época do ano. Ou então desembarcar no Pantanal, em plena temporada de cheia, e não ter bichos para ver.
Para ajudar na programação da sua próxima viagem, o Viagem em Pauta montou esse calendário 2023 com as melhores temporadas para conhecer destinos nacionais.

FERIADOS PROLONGADOS DE 2023
Carnaval
(21 de fevereiro – terça-feira)
Seja no meio do agito dos eventos das grandes cidades ou em algum vilarejo do litoral, fevereiro é mês de visitar o Nordeste (até mesmo por quem não gosta de praia).
Quem quer fugir dos destinos mais óbvios (e lotados), como Salvador e Recife, conta com opções de destinos como Alagoas, Paraíba e o Rio Grande do Norte.
Para ir de praia em praia, por faixas de areia isoladas, outra dica no Nordeste é o litoral sul da Bahia ou as praias de água doce de Sergipe.
Páscoa (7 de abril – sexta-feira) / Tiradentes (21 de abril – sexta-feira)
Este é o mês perfeito para visitar destinos como Tiradentes (MG), a Serra do Roncador (MT) e chapadas como a dos Veadeiros (GO), dos Guimarães (MT) e Diamantina.
Dia do Trabalho
(1º de maio – 2ª feira)
Cânions do Rio São Francisco (SE) e destinos do Centro-Oeste, como Pantanal, Bonito e Jardim são os destaques do mês.
Em São Paulo, as dicas são Cunha, bem próximo de Paraty (RJ), e São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira.

Corpus Christi
(6 de junho – 5ª feira)
Junho é ideal para conhecer destinos no Maranhão como a Chapada das Mesas e os Lençóis Maranhenses.
Para quem pretende navegar ou mergulhar em Ilha Grande (RJ), os meses próximos da temporada de inverno têm dias mais secos e águas com maior visibilidade, embora mais frias.
Em junho, alguns dos melhores destinos do país para prática de montanhismo, como o Parque Nacional Serra dos Órgãos (RJ) iniciam oficialmente a temporada de escalada.
O clima mais frio é um convite para viajar também para a Serra Gaúcha, onde dá para visitar vinícolas, especialmente em Bento Gonçalves, além de destinos como a turística Gramado e a aventureira Canela.
E por falar em Rio Grande do Sul, os meses mais frios e sem chuvas são perfeitos também para fazer trilhas em Cambará do Sul.
Independência do Brasil
(7 de setembro – 5ª feira)
É época de ver baleias jubarte no litoral da Bahia, nadar no rio São Francisco (SE), ver o início da temporada de praias de água doce em Alter do Chão (PA) e curtir um dos melhores meses do ano em Fernando de Noronha (PE).

LEIA TAMBÉM: “Fernando de Noronha para mãos de vaca: dicas para economizar”
Nossa Sra. Aparecida
(12 de outubro – quinta-feira)
O Jalapão (TO) é uma boa pedida para quem gosta de trilhas e ecoturismo pois, em outubro, o calor não é tão acentuado na região, favorecendo atividades em meio à natureza.
O mês é ideal também para visitar destinos como Foz do Iguaçu (PR) e praias dos litorais paulista e fluminense.
Em São Paulo, vale conhecer o Circuito das Águas, roteiro a 127 km da capital que abriga nove cidades de regiões montanhosas do interior.

VEJA TAMBÉM: “Conheça a praia mais perfeita do Brasil”
Finados (2 de novembro – quinta-feira) / Proclamação da República (15 de novembro – quarta-feira) / Dia da Consciência Negra (20 de novembro – segunda-feira)
O tempo está ficando mais quente e a contagem regressiva para o verão já começou. Por isso, nesse mês, as praias do Nordeste valem a visita.
Para quem não quer ir longe, o litoral paulista tem água mais quente e, num mês com três feriados diferentes, vale descer até o litoral norte paulista.
Ainda dá tempo de aproveitar também as temporadas que começaram, no inicio do semestre, em diversos destinos como a Amazônia, Alter do Chão (PA) e Fernando de Noronha (PE).

VEJA TAMBÉM: “1ª vez na Amazônia: Belém ou Manaus?”
Natal
(25 de dezembro – 2ª feira)
O período de chuvas já passou na região do Nordeste, o mar volta a se acalmar (o que garante as clássicas imagens de praias com águas verdinhas) e o comércio começa a se agitar para receber a nova temporada de verão.
Para este mês, recomendamos destinos como Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
No Sul e no Sudeste, as sugestões são as praias de Florianópolis e o litoral sul do Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM: “Aéreas anunciam novidades para o verão no Brasil”
Seja o primeiro a comentar