É um problema não só para Foz do Iguaçu como também para qualquer cachoeira ou curso d’água natural.
No último dia 5 de junho, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, fez uma grande intervenção no Rio Iguaçu, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O resultado foi a retirada de impressionantes 158 quilos de moedas jogadas no rio.
A ação, realizada anualmente na temporada de baixo volume d’água, foi concentrada na área da passarela das Cataratas do Iguaçu, um dos pontos mais visitados desse Parque Nacional, e teve como objetivo limpar a água de metais poluentes.

LEIA TAMBÉM: “Viagens em São Paulo para quem não curte praia”
Das moedas retiradas de cerca de 40 países, a maioria já estava em processo de corrosão e valem R$ 3 mil, aproximadamente, cujo valor será destinado a uma ação ambiental do parque.
Apesar do valor sentimental e supersticioso, jogar moedas em uma cachoeira ou rio não só demonstra um ato egoísta por parte do visitante como também ajuda na contaminação da água. Sem falar na ameaça à saúde da vida animal do local e da contaminação do lençol freático.
Esse Patrimônio Mundial Natural pela Unesco é o maior conjunto de quedas d’água do mundo e só em 2022 recebeu quase 1,5 milhão de visitantes, número 105,9% maior do que o registrado em 2021. De acordo também com o Ministério do Turismo, desse total, mais de meio milhão era de turistas estrangeiros, sobretudo da Argentina, Paraguai e Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: “Parque das Neblinas é viagem cênica, a 115 km de SP”
Porém, segundo informou a Agência de Notícias do governo do Paraná, os brasileiros ainda são maioria, representando 63% do número total de visitantes. Entre os que mais visitaram, os paranaenses ficaram na frente, seguidos de paulistas, catarinenses, gaúchos, cariocas, mineiros e moradores do Distrito Federal.
As Cataratas do Iguaçu ficam em uma área de quase 170 mil hectares de Mata Atlântica, na tríplice fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai, e são conhecidas pelo bem estruturado parque com atividades de ecoturismo como trilhas, passeios de barco aos pés das quedas e voo panorâmico de helicóptero.
O homem não pensa o mal que ele próprio causa.Esse é racional e age irracional
ESSAS PEQUENAS MOEDAS NÃO FAZ NEM (0,0000000000000000001) % DO QUE O AS DRAGAS DE AREIA FAZEM ABAIXO DAS CATARATAS NO MESMO RIO,SEM CONTAR NO QUE O TAL DE ( CATAMARÃ) ACABAM COM A FAUNA AQUÁTICA.BALELA