Globo Repórter viaja pelo mundo de ‘Grande Sertão: Veredas’

Em ‘Grande Sertão: Veredas’, um dos clássicos da literatura brasileira, o narrador Riobaldo sempre nos lembra: “viver é perigoso”.

Mas perigo mesmo é vir para esse mundo sem querer viajar por ele.

Nos próximos dias 15 e 22 de setembro, o ‘Globo Repórter’ percorre os caminhos do sertão mineiro, tão poeticamente descrito na obra-mestre de João Guimarães Rosa, há quase 60 anos.


Para registrar aqueles sertões gerais, “do tamanho do mundo”, a equipe da repórter Liliana Junger percorreu 3,5 mil quilômetros, em 22 dias, navegando rios, encarando estradas e fazendo até escaladas.

Entre os locais por onde o programa passou, o público vai conhecer destinos como o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, conhecido por sua arte rupestre e cavernas monumentais.

Equipe do ‘Globo Repórter’ no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

“As cavernas são muito impactantes, cheias de natureza dentro, árvores gigantescas, com esculturas naturais, rio passando no meio, parece que você está num lugar mágico”, destacou a repórter Liliana Junger, em nota a que o Viagem em Pauta teve acesso.

CAVERNAS DO PERUAÇU

“Aqui é o Gerais, lá é o Chapadão, lá acolá é a caatinga.”

(‘Grande sertão: veredas’ – João Guimarães Rosa)

E já que o “sertão aceita todos os nomes”, como dizia o protagonista Riobaldo, a viagem por aquele etcétera inclui também uma visita ao Parque Nacional Grande Sertão Veredas, com suas cachoeiras e veredas.

Outra surpresa que pouco brasileiro conhece é o Pantanal Mineiro, que também será abordado pela equipe do ‘Globo Repórter’, uma extensa área alagada que serve como o principal berçário de peixes do rio São Francisco.

Conheça os atrativos de ‘Grande Sertão: Veredas’

LEIA TAMBÉM: “Confira opções de trilhas nas Cavernas do Peruaçu (MG)”

Anjo de Hamburgo

O universo de João Guimarães Rosa não é novidade na programação da TV Globo.

O próprio ‘Globo Repórter’ especial mostrará imagens da minissérie ‘Grande Sertão: Veredas’, de 1985, com narração de Tony Ramos, ator que na época interpretou Riobaldo.

Mais recentemente, o canal deu vida a Guimarães Rosa também na minissérie ‘Passaporte para Liberdade’.

Rodrigo Lombardi e Sophie Charlotte (foto: Globo/Divulgação)

Gravada em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, a produção conta a história de Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte), brasileira que foi secretária no consulado brasileiro em Hamburgo, na Alemanha, nos anos 30, onde conheceu o cônsul adjunto João Guimarães Rosa (Rodrigo Lombardi).

Quando o futuro autor de ‘Sagarana’ e ‘Grande Sertão: Veredas’ é convocado para ocupar o cargo de cônsul-adjunto do Brasil em Hamburgo, conhece e se encanta por Aracy, logo no primeiro dia de trabalho.

Com o passar dos dias, o diplomata percebe que a funcionária do consulado escondia algo. Na Europa, Aracy facilitou a fuga de judeus perseguidos pela política cada vez mais restritiva na Alemanha de Hitler e no Brasil de Getúlio Vargas.

Aracy de Carvalho, em Hamburgo, em 1939 (foto: editora Record)

LEIA TAMBÉM:
“Conheça ‘Justa’, a brasileira que salvou judeus do nazismo”

“Veja as locações de ‘Passaporte para Liberdade’, nova minissérie da Globo”

“Veja as locações de ‘Passaporte para Liberdade'”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*