São Paulo abriga III Festival Mário de Andrade

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de outubro, diversos equipamentos culturais da cidade de São Paulo recebem o III Festival Mário de Andrade, evento multidisciplinar com atividades literárias, musicais, artísticas e gastronômicas.

Essa edição vai ocupar não só o prédio principal e o edifício anexo da Biblioteca Mário de Andrade, no Centro Histórico paulistano, mas também espaços parceiros como o Centro Cultural São Paulo, SESC 24 de Maio, Museu da Língua Portuguesa, CAIXA Cultural, CCBB, Praça das Artes e Theatro Municipal.


A extensa programação do festival começa com a lavagem da escadaria da Biblioteca com Afoxé Omodé Oba e Mãe Lilian, celebrando o candomblé, em um ritual em que as mulheres realizam bênçãos com flores e águas de cheiro.

Além da tradicional Feira de Livros, na Praça Dom José Gaspar e na Avenida São Luís, o evento terá apresentações musicais de artistas como Tom Zé e Letrux, e uma mesa de debate com a chef Helena Rizzo, cujo tema ‘Tacacá com Tucupi’ abordará a interação entre comida e literatura.

Outro destaque é a mesa “Ir, ver e contar” sobre a escrita de cadernos de viagens, com a participação dos escritores Auritha Tabajara, José Henrique Bortoluci e Natalia Timerman. A mediação é do jornalista de viagens Eduardo Vessoni, editor do site Viagem em Pauta.

LEIA TAMBÉM: “Mário de Andrade faz 130 anos: veja viagens literárias”

O tema do III Festival Mário de Andrade são os 85 anos da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, roteiro de viagens por destinos do Norte e do Nordeste, em busca de objetos artesanais e melodias da tradição oral, em estados como Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará.

A Missão foi idealizada e organizada pelo então chefe do Departamento de Cultura da cidade, o escritor Mário de Andrade, em 1938, cuja equipe especializada, formada por nomes como Luís Saia, tinha como objetivo registrar manifestações culturais e folclóricas do Brasil, como festas profanas e religiosas, e hábitos e materiais de usos diversos de comunidades negras e indígenas.

“Patrimônio inestimável da cidade de São Paulo, o acervo da Missão é pouquíssimo conhecido pelo grande público. Ao colocá-lo no centro do Festival, a Biblioteca joga luz sobre esse material que continua sendo fundamental para pensar a cultura brasileira em toda a sua diversidade e complexidade”, analisa Jurandy Valença, diretor da Mário de Andrade, considerada a maior biblioteca pública do estado e a segunda maior do país.

foto: CCSP/Reprodução

Por isso, pela primeira vez na história do CCSP, instituição que mantém o acervo da Missão, parte significativa do material coletado será exposto ao público nas exposições “As Missões do Mário de Andrade: identidades, encantos e desencantos” e “Mário de Andrade e a estética fotográfica modernista”, em cartaz na própria Biblioteca.

Ao longo da rua Xavier de Toledo, o público também poderá ver fotos dos itens do acervo, formado por instrumentos musicais, filmes e objetos de culto.

Mário de Andrade (foto: Reprodução)

VEJA TAMBÉM: “Conheça o novo livro sobre as viagens de Mário de Andrade”

Uma das novidades dessa edição é a equipe curatorial convidada, que dá pluralidade e relevância nas atividades do evento, como o escritor indígena Daniel Munduruku, a jornalista especializada em moda Erika Palomino, a pesquisadora de moda Hanayrá Negreiros, a poeta e tradutora Lubi Prates e o artista visual e babalorixá Moisés Patrício.

O III Festival Mário de Andrade é uma ação da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com curadoria do diretor da Biblioteca, no cargo desde 2021, e da equipe de Ação Cultural.

SAIBA MAIS

III Festival Mário de Andrade
De 13 a 15 de outubro (sexta, sábado e domingo), a partir das 9h.

Entrada gratuita e sem inscrição prévia.

A vasta programação acontece na Biblioteca Mário de Andrade, na Praça das Artes e na Praça DOm José Gaspar. VEJA PROGRAMAÇÃO

LEIA TAMBÉM: “5 frases realistas do Mário de Andrade”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*