Feriados prolongados em 2024 favorecem viajantes de São Paulo

Bissexto e com menos possibilidades de feriados prolongados, 2024 vai exigir planejamento para quem quer cair na estrada.

Se por um lado a gente ganha mais um dia no calendário, em fevereiro, por outro, vai faltar feriado para viajar.

foto: Dariusz Sankowski

Porém, a boa notícia para quem mora em São Paulo (ou segue o calendário paulistano) são as duas datas extras de feriados, essas, sim, perfeitas para viajar, como no aniversário da cidade, no dia 25 de janeiro (quinta-feira), e na Revolução Constitucionalista, celebrada no dia 9 de julho (terça-feira).

Para ajudar na programação da sua próxima viagem (e na época certa), o Viagem em Pauta montou esse calendário com os destinos nacionais e suas respectivas temporadas.


Aniversário de São Paulo
25 de janeiro – quinta-feira

Para comemorar os 470 anos da cidade, nada melhor do que ficar por aqui mesmo.

Apesar da gente não ter praias na porta de casa, a capital de São Paulo tem, sim, endereços para nadar, seja em piscinas públicas ou no último rio limpo da cidade. Ou vai dizer que você sabia que em, pleno bairro do Tremembé, uma trilha natural dá acesso a uma sequência de quedas d´água para banho?

Entre os destinos que você encontra no Viagem em Pauta tem navegação na Represa de Guarapiranga, trilha na Floresta Cantareira e turismo de aventura no distrito de Marsilac, no extremo sul paulistano.

LEIA TAMBÉM: “6 atrativos para se refrescar na cidade de São Paulo”

Carnaval
13 de fevereiro – terça-feira

Seja no meio do agito dos eventos das grandes cidades ou em algum vilarejo do litoral, fevereiro é mês de visitar o Nordeste (até mesmo por quem não gosta de praia).

Quem quer fugir dos destinos mais óbvios (e lotados), como Salvador e Recife, conta com opções de destinos como AlagoasParaíba e Rio Grande do Norte.

Para ir de praia em praia, por faixas de areia isoladas, outra dica no Nordeste é a Bahia ou as praias de água doce de Sergipe.

Páscoa
29 de março – sexta-feira

Este é o mês perfeito para visitar destinos como Tiradentes (MG), a Serra do Roncador (MT) e chapadas como a dos Veadeiros (GO), dos Guimarães (MT) e Diamantina (BA).




Tiradentes
21 de abril – domingo

Esse feriado em pleno domingo é um convite para ficar no quintal de casa. Mas isso não quer dizer que não vai ter coisa para fazer por aí. Nem precisa ir muito longe.

Na maior cidade da América do Sul, tem parque de aventura, navegação no último limpo rio limpo de São Paulo, trilhas em uma das maiores florestas urbanas do mundo e até um inusitado passeio de trator, às margens da represa Billings.

Por isso, nossas dicas são o Selva SP, primeiro e único parque de aventuras da cidade, em Marsilac, no extremo sul de São Paulo, e o cenográfico Parque das Neblinas, a 115 km da capital, em Mogi das Cruzes.

Para quem não quer ir muito longe tem também a trilha da Pedra Grande, na Cantareira, uma das maiores florestas urbanas do mundo, uma área de quase oito mil hectares de remanescentes de Mata Atlântica, na zona norte de São Paulo.

Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes (foto: Eduardo Vessoni)


Dia do Trabalho
1º de maio – quarta-feira

Cânions do Rio São Francisco (SE) e destinos do Centro-Oeste, como Pantanal, Bonito e Jardim são os destaques do mês.

Em São Paulo, as dicas são Cunha, bem próximo de Paraty (RJ), e São Bento do Sapucaí, meca da escalada paulista onde acontece a bela trilha até a Pedra do Baú, na Serra da Mantiqueira.


Corpus Christi
30 de maio – quinta-feira

Maio e junho são ideais para conhecer destinos no Maranhão como a Chapada das Mesas e os Lençóis Maranhenses.

Para quem pretende navegar ou mergulhar em Ilha Grande (RJ), os meses próximos da temporada de inverno têm dias mais secos e águas com maior visibilidade, embora mais frias.

Em junho, alguns dos melhores destinos do país para prática de montanhismo, como o Parque Nacional Serra dos Órgãos (RJ) iniciam oficialmente a temporada de escalada.

O clima mais frio é um convite para viajar também para a Serra Gaúcha, onde dá para visitar vinícolas, especialmente em Bento Gonçalves, além de destinos como a aventureira Canela.

E por falar em Rio Grande do Sul, os meses mais frios e sem chuvas são perfeitos também para fazer trilhas em Cambará do Sul.

Cânion Fortaleza (foto: Roni Bittencourt)

Revolução Constitucionalista
9 de julho – terça-feira

Nesse feriado estadual, em plenas férias escolares, as dicas são os parques na cidade de São Paulo para se sentir no interior.

De parques naturais no extremo sul ao primeiro parque de aventuras da capital paulista, esses atrativos são uma forma diferente (e sustentável) de explorar a cidade.

Tem a Cantareira, uma das maiores florestas urbanas do mundo, entre a capital paulista, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras; e o Selva SP, parque privado na APA Capivari-Monos, em Engenheiro Marsilac.

Entre os parques naturais municipais, os destaques são o Bororé (Ilha do Bororé), Jaceguava, nas margens da Represa de Guarapiranga, o Varginha, no Grajaú, e o Itaim, maior Parque Natural Municipal de São Paulo, em uma zona de transição entre a área urbana do distrito Parelheiros e setores mais preservados do extremo sul do município.

SAIBA MAIS: “Parques na cidade de São Paulo para se sentir no interior”

Independência do Brasil
7 de setembro – sábado

Embora esse feriado não favoreça viajantes, o mês é ideal para ver baleias jubarte no litoral da Bahia, nadar no rio São Francisco (SE), ver o início da temporada de praias de água doce em Alter do Chão (PA) e curtir um dos melhores meses do ano em Fernando de Noronha (PE).

Nossa Sra. Aparecida
12 de outubro – sábado

Mais um feriado que não colabora com quem quer cair na estrada.

Para os que podem viajar, em outubro, o Jalapão (TO) é uma boa pedida para quem gosta de trilhas e ecoturismo, já que nesse mês o calor não é tão acentuado na região, favorecendo atividades em meio à natureza.

Outubro é ideal também para visitar destinos como Foz do Iguaçu (PR) e as praias dos litorais paulista e fluminense. Em São Paulo, vale conhecer o Circuito das Águas, roteiro a 127 km da capital que abriga nove cidades de regiões montanhosas do interior.

Fontana di Trevi (foto: Prefeitura de Serra Negra/Reprodução)


Finados (2 de novembro – sábado)
Proclamação da República (15 de novembro – sexta-feira)
Dia da Consciência Negra (20 de novembro – quarta-feira)

O tempo vai ficando mais quente e a contagem regressiva para o verão já começou. Por isso, nesse mês, as praias do Nordeste valem a visita.

Para quem não quer ir longe, as praias têm águas mais quentes e, num mês com três feriados sdiferentes, vale descer até o litoral paulista.

Ainda dá tempo de aproveitar também as temporadas que começaram, no inicio do semestre, em diversos destinos como a AmazôniaAlter do Chão (PA) e Fernando de Noronha (PE).

noronha2
foto: Eduardo Vessoni

Natal
25 de dezembro – quarta-feira

O período de chuvas já passou na região do Nordeste, o mar volta a se acalmar (o que garante as clássicas imagens de praias com águas verdinhas) e o comércio começa a se agitar para receber a nova temporada de verão.

Para este mês, recomendamos destinos como Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

No Sul e no Sudeste, as sugestões são as praias de Florianópolis e o litoral sul do Rio de Janeiro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*